De individual a familiar: conheça seis tipos de terapia
Algumas pessoas ainda têm receio da terapia e não entendem muito bem o que é e como pode ser útil. Já falei um pouco sobre o que é terapia, as modalidades presencial e on-line, os tipos de abordagens dentro da psicologia, etc. Hoje quero trazer outro ponto que gera dúvida nas pessoas: os tipos de terapia.
Dentro da psicologia clínica existem diversas possibilidades de trabalho e cada tipo de serviço tem uma função diferente e será mais ou menos indicada para cada situação. Vou compartilhar alguns dos serviços do psicólogo clínico de uma forma simples.
Confira seis tipos de terapia:
1. Terapia individual
A terapia individual é aquela que acontece com a pessoa e o terapeuta. Geralmente usa-se mais a fala, técnicas e recursos terapêuticos que facilitam e visam principalmente o autoconhecimento e a capacidade do cliente em identificar seus problemas e encontrar com apoio do psicólogo as possíveis soluções.
2. Terapia infantil
A terapia infantil acontece quando o cliente é a criança e tem como principal característica o uso do lúdico para promover o desenvolvimento de habilidades, autoconhecimento e desenvolvimento da criança. A terapia infantil sempre requer a presença dos pais ou responsáveis em alguns momentos e, eventualmente, algumas outras pessoas importantes na vida da criança podem ser convidadas a participar de forma pontual.
3. Terapia de casal
A terapia de casal sempre será realizada com o casal, trisal ou as formas distintas de relação que podem haver. O objetivo não é necessariamente reconciliar o casal, mas entender as dificuldades que aparecem na relação e verificar como e se podem ser ajustadas e reorganizadas pelos envolvidos. A terapia de casal tem a função de auxiliar o casal a melhorar a comunicação entre si e a entenderem melhor a relação, desde como ela surgiu, como está e como imaginam o futuro.
4 .Terapia familiar
A terapia familiar é bastante abrangente e pode tratar diversas questões, um objetivo geral é melhorar a comunicação na família. Geralmente o processo acontece com as famílias nucleares, ou seja, não é uma reunião de família como no Natal e festividades, mas um encontro onde a família que mora na mesma casa pode refletir seus problemas e se comunicar mais assertivamente entre si.
5. Psicoterapia de grupo
A terapia em grupo acontece geralmente em grupos que têm um objetivo em comum, por exemplo, pode ser uma psicoterapia em grupo onde as pessoas têm determinada questão principal em comum: um transtorno, um problema de relacionamento, dificuldades no aprendizado, enfim. Na terapia de grupo as pessoas compartilham suas experiências e por vezes ajudam os demais falando de soluções que deram certo para ela.
6. Orientação vocacional
A orientação vocacional ou orientação profissional tem um objetivo mais claro e específico que é promover maior clareza do rumo profissional que o cliente pretende seguir. Muitas vezes é buscado por jovens ingressando no mercado de trabalho ou buscando decidir qual faculdade fazer, mas também pode ser feita uma reorientação, ou seja, uma reflexão das escolhas já feitas para verificar se este é o caminho que se deseja continuar trilhando.
A psicoterapia não é uma atividade exclusiva da psicologia, mas aqui, resolvi trazer alguns dos tipos de terapia possíveis dentro do trabalho do profissional psicólogo. Como você pode ver, existem diversas questões que a terapia pode trabalhar e a escolha sempre dependerá do tipo de questão que está se buscando solucionar.
Se puder, faça terapia!