X
X

Buscar

Psicoterapia não é sinônimo de psicologia; entenda diferença

A psicoterapia ainda não é tão difundida e muitas pessoas ainda têm algumas dúvidas em relação a ela. A psicoterapia, por exemplo, não é sinônimo de psicologia.

A psicologia é o campo de estudo do comportamento humano e dos processos mentais. Estuda não só como o ser humano se desenvolve e age, mas também como se sente, percebe, se relaciona e se expressa no mundo. Quem faz o curso de psicologia também estuda os transtornos, aprendizagem, funções mentais, entre outros aspectos e processos que englobam a vida do ser humano.

Já a psicoterapia é uma prestação de serviço que o profissional psicólogo presta. Nesse processo de psicoterapia, o cliente busca um auxílio (no psicoterapeuta) para a sua queixa ou dificuldade. Essa atuação é sempre pautada em um código de ética do profissional psicólogo e sempre se preza pelo sigilo profissional.

Objetivos da psicoterapia

Alguns dos objetivos gerais de uma psicoterapia são o autoconhecimento e amadurecimento pessoal, social e profissional; potencializar recursos internos e a capacidade de resolução de conflitos; melhora da autoestima e bem estar, entre muitos outros.

Cada pessoa tem uma história de vida e lida com as coisas em sua vida de formas diferentes, por isso esse processo de psicoterapia é absolutamente único para cada cliente, seja em forma de trabalho do terapeuta, seja em tempo de duração desse processo.

A psicoterapia é um processo muito complexo e abrangente, são diversas as questões que podem ser trabalhadas em terapia. O profissional vai fazer um trabalho de acompanhamento do seu cliente a partir da “queixa”, daquilo que a pessoa veio “resolver”. Ou seja, os trabalhos serão diferenciados para cada pessoa, levando em conta sua história, aquilo que ela trouxe como queixa, o que ela quer e está disposta a trabalhar.

Psicoterapeuta

O psicoterapeuta vai trabalhar com o seu cliente, principalmente observando as questões emocionais e comportamentais, possibilitando que este cliente tenha mais consciência de como ele é e se expressa no mundo.

Apesar de ter uma base comum, nem todo psicoterapeuta vai trabalhar da mesma forma. Isso acontece pois dentro da psicologia clínica, que faz atendimentos em consultório, existem diversas abordagens que têm conceitos e técnicas específicas, os quais direcionam a forma de trabalho do profissional, por isso, você pode ter feito diversos processos de psicoterapia na sua vida e perceber que a forma de trabalho de cada psicoterapeuta era diferente.

Assim, cada psicoterapeuta terá uma forma de trabalhar e uma abordagem que embasa o seu trabalho. Essa abordagem será escolhida por cada psicoterapeuta de acordo com aquilo com que ele se identifica e isso não é diferente para o cliente: você pode não se identificar com a abordagem e forma de trabalho daquele profissional, mas se identificar muito com a forma de outro, por isso, se você encerrou sua psicoterapia por não se identificar, tente buscar outros profissionais psicólogos ou outras abordagens. O importante nesse processo é você se sentir à vontade para poder falar das suas dores e dificuldades.

Se puder, faça terapia.