Quais são os sintomas de ansiedade? Confira lista
Ansiedade causa tontura? Arrotos constantes podem ser ansiedade? Afinal, quais são os sintomas de ansiedade? Ela pode causar uma série de sintomas e uma salada mista de diversas combinações.
Nem todo mundo que tem ansiedade passa por todos estes sintomas, cada pessoa e cada corpo vai reagir de um modo diferente: uns vão ter mais disso, outros mais daquilo mas o importante é identificar e avaliar o nível dessa ansiedade para poder tratá-la adequadamente.
Além de serem diversos os sintomas da ansiedade, existem algumas “modalidades” diferentes nas quais separamos esses sintomas.
O que ansiedade pode causar no corpo:
- tensão muscular
- mãos úmidas e frias
- boca seca
- sudorese
- náusea e tontura
- diarreia
- desejo frequente de urinar
- dores no corpo
- formigamento
- falta de ar
- coração acelerado
- insônia
- visão turva
- calafrios
- tremores no corpo
- tremores nas pálpebras
- dificuldade de engolir/sensação de engasgo
- aumento ou diminuição de apetite
Sintomas emocionais de ansiedade:
- irritabilidade
- angústia constante
- medo
- tristeza
- sensação de que algo ruim vai acontecer
Sintomas cognitivos de ansiedade:
- dificuldade de concentração
- falhas de memória
- confusão
- preocupação excessiva
- pensamento descontrolado
- insegurança
- indecisão
- impaciência
Sintomas comportamentais de ansiedade:
- procrastinação
- impulsividade
- agressividade
- fala acelerada
- roer unha
- morder os lábios
- agitação de mãos e pés
- perfeccionismo
- conferir as coisas várias vezes
Com quantos desses você se identificou? Além dos apontados acima, existem ainda outros possíveis desdobramentos da ansiedade. Como falei antes, cada pessoa reage de uma forma e pode apresentar sintomas diferentes da outra.
Bem, diante de tudo isso que apresentei, aposto que você está se perguntando: será que tenho ansiedade? Como posso saber isso? Primeiramente, é importante eu te dizer que uma avaliação médica, seja de um psicólogo ou psiquiatra, é sempre muito importante para um diagnóstico adequado.
Autodiagnostico é sempre uma questão muito complicada e delicada. Mas, quero te ajudar a entender se buscar uma ajuda profissional agora pode ser realmente uma necessidade em sua vida diante dos sintomas de ansiedade que você pode estar apresentando.
Teste dass
Existe uma escala que se chama DASS 21, que vem do inglês Depression, Anxiety and Stress Scale. É um teste que foi desenvolvido por Peter Lovibond, de uma universidade na Austrália. O objetivo do teste é mensurar simultaneamente e distinguir a depressão, a ansiedade e o estresse. Isso pode ajudar a identificar inicialmente algumas questões.
Este é um teste de domínio público, ou seja, qualquer pessoa pode acessar. O site da MedRio fez uma tradução e disponibiliza esse teste em português. Você pode fazer o teste clicando aqui, o próprio site te manda o resultado do teste.
Mas lembra sempre: não faça autodiagnostico. Se ficar com alguma dúvida ou sentir que precisa de uma avaliação, busque por um profissional qualificado.
E, se puder, faça terapia.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube