VÍDEO – Alunos e professores fazem manifestação em frente à escola de Joinville
Motivo do protesto tem relação com as eleições para diretores nas escolas estaduais
Nessa quarta-feira, 6, alunos e professores da Escola Educação Básica (EEB) Professor João Rocha, em Joinville, realizaram uma manifestação em frente à unidade de ensino. O motivo foi a eleição do Plano de Gestão Escolar (PGE) da instituição.
Como única candidata, Meire necessitaria de um quórum de 50% mais um em cada um dos três segmentos da eleição (estudantes matriculados na escola, pais ou responsáveis e servidores da unidade de ensino) para ser eleita para o próximo quadriênio. Tal regra está disposta no artigo 13 do decreto nº 273/2023.
Na ocasião, dos 648 alunos da EEB Prof. João Rocha, 394 votaram. Um índice, portanto, de 60,8%. Dos 99 servidores da escola, 84 participaram, resultando em 84,85% de quórum. Mas, entre os pais, apenas 429 dos 938 usaram o seu poder de escolha, o que culminou em somente 45,68% de participação.
Com esse quórum insuficiente entre os pais ou responsáveis, a atual diretora não foi eleita. Conforme o parágrafo único do mesmo artigo 13 do decreto nº 273/2023, não havendo o mínimo estabelecido em cada segmento, “a votação será desconsiderada” e o PGE para designação do diretor será “de livre escolha do Governador do Estado por indicação da Coordenadoria Regional de Educação”.
Por conta disso, houve a manifestação na escola. “É inadmissível. Não podemos mais permitir esse retrocesso na educação. A comunidade já se organizou e quer fazer valer o voto democrático. Queremos garantir as eleições dos candidatos e vamos fazer isso política e juridicamente”, afirmou a coordenadora regional de Joinville do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Santa Catarina (Sinte-SC), Viviane de Souza Miranda.
Confira o vídeo:
Assista agora mesmo!
BOLO DE BANANA SAUDÁVEL: PODE COMER SEM CULPA!: