VÍDEO – Após receber multa, vereador de Blumenau discute com agente de trânsito
Emmanuel Tuca dos Santos e esposa entraram na discussão em abril
Uma abordagem da Guarda Municipal de Trânsito (GMT) de Blumenau ao vereador Emmanuel Tuca dos Santos (Novo), que ocorreu em abril, viralizou nesta quinta-feira, 1. O motivo foi a reação do legislador ao ser multado.
Imagens obtidas pelo portal Informe Blumenau mostram que Tuca diz que irá se tornar um “inimigo da Seterb [Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes]” caso o agente multe a esposa dele. O caso ocorreu em frente ao Biergarten, quando o vereador foi deixado na Câmara de Vereadores.
Ela recebeu duas multas, por transitar na faixa de ônibus e por parar em local proibido para. O vereador então tenta justificar as infrações e insiste que os filhos vão se atrasar para aula caso a situação não seja resolvida.
“Tá difícil trabalhar com vocês. Sinaleira tava fechando. Não cometeu crime nenhum”, alega Tuca. O agente tenta explicar que está cumprindo a legislação, mas o vereador é inflexível.
Após afirmar conhecer a lei e citar o nome de diversos integrantes da Secretaria de Trânsito e Transportes, Tuca eleva o tom. “Vou falar com o Almir Vieira [vereador] e vamos tocar o pau na Guarda”.
A reportagem tentou contato com o vereador para se pronunciar sobre o caso. Contudo, não recebeu retorno até a publicação desta reportagem.
Veja o vídeo
Vereador se pronuncia
Em nota, Tuca pede desculpas ao guarda pelo ocorrido. “Ao rever o vídeo, entendo que reagi de forma equivocada e desabafei sobre assuntos laterais que não eram da alçada do servidor público em questão, que apenas fazia o seu trabalho”, diz.
“Ainda que injustificada a minha conduta, a irritação demonstrada no vídeo se deu unicamente por considerar injusta e desproporcional a ação por parte do agente de trânsito: aplicar a dupla-penalidade por uma transgressão única, que poderia ser resolvida com uma simples advertência verbal”, diz em nota.
Segundo Tuca, apesar do desabafo em um “momento de descontrole”, ele não tinha a intenção de retaliar o profissional ou a GMT. “Minha atuação na Câmara de Vereadores é alicerçada, e reconhecida, na justa e isonômica fiscalização de todos os órgãos do Poder Público, não se verificando qualquer revanchismo de minha parte”, informa.
Confira nota do vereador Tuca na íntegra
“Com relação aos fatos divulgados pela imprensa referente a multa proferida contra um familiar meu, em abril deste ano, em frente à Câmara de Vereadores, venho prestar os seguintes esclarecimentos:
1) Primeiramente, ressaltar que não tenho qualquer compromisso com o erro. Ao rever o vídeo, entendo que reagi de forma equivocada e desabafei sobre assuntos laterais que não eram da alçada do servidor público em questão, que apenas fazia o seu trabalho.
2) Ainda que injustificada a minha conduta, a irritação demonstrada no vídeo se deu unicamente por considerar injusta e desproporcional a ação por parte do agente de trânsito: aplicar a dupla-penalidade por uma transgressão única, que poderia ser resolvida com uma simples advertência verbal.
3) Apesar do desabafo em um momento de descontrole, em nenhum momento procurei retaliar o profissional ou o órgão em que ele atua. Minha atuação na Câmara de Vereadores é alicerçada, e reconhecida, na justa e isonômica fiscalização de todos os órgãos do Poder Público, não se verificando qualquer revanchismo de minha parte.
Dito isso, reitero meu pedido de desculpas ao profissional que me atendeu na ocorrência, bem como ao cidadão blumenauense, que espera equilíbrio e parcimônia dos seus representantes, o que não me faltará daqui por diante, tornando esse episódio apenas uma exceção.
Atenciosamente
Emmanuel Tuca dos Santos”
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube