VÍDEO – Aprovadas pela Anvisa, vereador de Joinville contesta eficácia de vacinas contra Covid-19
Prefeitura afirma que todos os imunizantes utilizados possuem aprovação e confirmação científica
Prefeitura afirma que todos os imunizantes utilizados possuem aprovação e confirmação científica
Nesta quarta-feira, 25, o vereador Wilian Tonezi (Patriota) afirmou, no plenário da Câmara dos Vereadores de Joinville (CVJ), que as vacinas contra a Covid-19 não tem comprovação científica.
“O remédio que não tem comprovação científica, luta-se para não se utilizar; e a vacina, que também não tem comprovação científica, obriga-se a pessoas tomarem. Olha a hipocrisia, em especial do governador”, afirma.
Durante a fala na CVJ, Tonezi se refere a decisão do governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL), em tornar obrigatório que professores do estado, das redes pública e privada, tomem imunizante contra o coronavírus.
No mesmo discurso, o vereador ataca, sem citar nomes, um infectologista da cidade. “O ‘doutor fake news’ de Joinville disse que quem tomasse a vacina não iria morrer”, aponta.
Ele opina que a vacinação não deve ser obrigatória para ninguém. “A partir do momento que alguém te obrigar a tomar vacina para outra pessoa ser imunizada, não existe, não cabe na ciência”, diz, em fala confusa.
O político do Patriota ainda fala que vai impedir que o decreto estadual seja colocado em prática. “Não vamos permitir esse tipo de coisa autoritária do governador Moisés”, finaliza.
O decreto, já em vigor, torna obrigatória a vacinação de todos os profissionais que atuem em instituições de ensino.
Ou seja, além dos professores, também farão parte da regra os auxiliares, a equipe técnica, administrativa, pedagógica, profissionais da limpeza, da alimentação, serviços gerais, transporte escolar, terceirizados, estagiários e voluntários.
Confira a fala completa de Wilian Tonezi:
Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Joinville, por meio de nota, afirma que segue a Política Nacional de Imunização do Ministério da Saúde e as deliberações realizadas pela Comissão Intergestores Bipartite sobre os públicos contemplados.
“Todos os imunizantes utilizados possuem aprovação da Anvisa, tendo sua eficácia cientificamente comprovada”, diz o texto.
No site oficial do Governo Federal, uma aba apresenta estudos clínicos com vacinas. Entre as aprovadas, há as três mais aplicadas em Joinville: CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida: