+

VÍDEO – “Cachoeira” de luz com cinco metros de altura é instalada para Festa das Luzes de Joinville

Atração foi instalada no fachada do Museu da Imigração e Colonização

VÍDEO – “Cachoeira” de luz com cinco metros de altura é instalada para Festa das Luzes de Joinville

Atração foi instalada no fachada do Museu da Imigração e Colonização

Bernardo Gonçalves | Revisão

De 28 a 30 de junho, Joinville recebe a segunda edição da Festa das Luzes, circuito de arte pública e tecnologia que promete iluminar o centro da cidade. Serão mais de 20 atrações, sendo uma delas uma “cachoeira” com luzes de led, instalada na fachada do Museu da Imigração e Colonização.

Chamada de Light Falls, a obra é do joinvilense Vigas, que também é o organizador da Festa das Luzes. Com cinco metros de altura, o trabalho, que já foi exposto em quatro países, chega pela primeira vez em Joinville e propõem uma reflexão sobre a importância da água e da preservação da natureza.

Confira o vídeo:

“Geralmente, em meu trabalho, abordo questões relacionadas à natureza”, conta o artista. “Esta é uma instalação de grande porte, em formato de cachoeira, feita com leds digitais e tubos translúcidos. Ela evoca uma homenagem a um dos maiores bens da natureza, que é a água”, explica Vigas.

“Eu trago para a cidade a água em um dos seus formatos mais poderosos, a cachoeira. Em princípio ela atrai pela beleza, mas seu conceito pretende chamar a atenção para mantermos esse bem tão precioso e como ele está sendo tratado por nós”, complementa.

Durante três dias, das 15h às 22h, será possível explorar uma variedade de instalações lumínicas, experiências de vídeo-mapping imersivas e apresentações musicais. A programação musical, MAJ Sounds inicia a partir das 15h e, às 18h, as luzes se acendem.

Novidades na edição

A primeira edição aconteceu em 2022 e serviu como uma mostra do potencial do evento para a cidade. Agora, o evento cresceu e terá oito instalações lumínicas; três instalações interativas; três prédios com vídeo-mapping; dez perfomances de coletivos locais; 21 horas de programação musical; e seis oficinas.

O circuito terá uma extensão total de 650 metros no centro da cidade, com atrações que serão distribuídas em prédios e espaços urbanos, ao longo dos seguintes endereços e locais: rua Rio Branco, rua Jerônimo Coelho, Travessa Bachmann, rua do Príncipe, rua das Palmeiras, praça Nereu Ramos e Museu Nacional da Imigração e Colonização.

Além disso, a Festa das Luzes de Joinville contará com performances ao vivo de artistas locais e internacionais, oferecendo uma oportunidade de interação e apreciação da cultura artística diversificada que a cidade tem a oferecer.

A edição desse ano também apresentará masterclasses com renomados artistas, proporcionando aos participantes a chance de aprimorar suas habilidades e explorar novas técnicas sob a orientação de profissionais experientes.

Confira a programação completa no Instagram.

Leia também:
1. Multinacional chinesa vai abrir unidade em Joinville e gerar 800 empregos
2. Identificado trabalhador que morreu durante manutenção no Porto de São Francisco do Sul
3. Encontro medieval, festas juninas e teatro: veja o que fazer em Joinville neste fim de semana
4. Homem é morto a tiros na região Sudeste de Joinville
5. Concurso da prefeitura de Joinville: resultado final é divulgado nesta sexta-feira


Assista agora mesmo!

Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo