VÍDEO – “Tô cansado de ouvir desculpa de secretário”: presidente da Câmara critica Prefeitura de Joinville
Ele cita que semanalmente precisa “se humilhar” na tentativa de conseguir obras para a cidade
Na sessão ordinária desta quarta-feira, 12, o presidente da Câmara de Vereadores, o vereador Diego Machado (PSDB) demonstrou insatisfação com algumas secretarias da Prefeitura de Joinville. “Eu tô cansado de ouvir desculpa de secretário”, diz ele.
No momento de fala destinado aos partidos, o vereador citou a fala anterior do colega Kiko do Restaurante (PSD), que pedia o asfaltamento de uma rua. “O que o vereador Kiko fez aqui é o que todos nós vereadores estamos fazendo diariamente na prefeitura, se humilhar. Porque para sair alguma obra ou algum pedido nosso nessa cidade, nós temos que nos humilhar”, relata o presidente.
Ele cita que semanalmente precisa “se humilhar” na tentativa de conseguir obras para a cidade. Diego mostra indignação principalmente com o secretário de Proteção Civil e Segurança Pública, Paulo Rogério Rigo. Sem citar o nome do secretário, atribuiu ao capitão a atitude de ter enganado o prefeito.
“Tem secretário que tá na hora de entregar o crachá para o prefeito Adriano. Até acredito que o prefeito fez a seleção e escolheu com a melhor das intenções e que foi enganado, quero acreditar que o prefeito foi enganado na hora que ele fez a entrevista com alguns secretários.”
Durante a fala, o presidente explica a crítica ao líder da secretaria, que, para ele, “só serve para dar desculpa”. Embora não tenha citado nominalmente Paulo Rogério Rigo, ele reforça a insatisfação com a secretaria que ele comanda.
“Tem secretário deste governo que só serve para dar desculpa, que só serve para estar sentado atrás de um computador escondido da população que não ta la na ponta apanhando e sangrando como nós estamos todos os dias.”
“Quer reformular algumas secretarias? Vamos reformular algumas secretarias”
Diego Machado chega nos momentos finais do momento de fala e retoma a situação do vereador Kiko, que estaria “se humilhando por causa de um asfalto, que não é pra ele, não é na rua dele, não é na frente da casa dele, e no bairro onde ele está sendo cobrado.”
Diego reforça diversos momentos que essa “humilhação” é vivida diariamente por todos os vereadores. Ainda nesta semana, a Câmara de Vereadores recebeu um projeto de lei que sugere modificações na estrutura administrativa na Secretaria de Proteção Civil, na Guarda Municipal e no Departamento de Trânsito.
O pilar do projeto seria a transformação do cargo de agentes de trânsito em guardas municipais. Os vigilantes do trânsito poderiam optar em trocar de cargo. Nesta terça-feira, 11, o vereador Diego apresentou uma emenda ao projeto de lei (12/2023) para que os agentes que optarem por trocar de cargo, atuem nas escolas municipais.
O texto da prefeitura também estabelece uma cota de 15 % dos cargos de Guarda Municipal para mulheres a partir do próximo concurso. Segundo apuração do jornalismo da CVJ, Joinville tem 81 guardas municipais e 69 agentes de trânsito.
Antes de finalizar a fala no plenário, o presidente da casa ainda afirma que se a vontade é de reformular a secretaria, que comece pela gestão. “Primeiro trocar quem está à frente, depois pensar na reformulação dos outros”, finaliza. Ele ainda reforça que a Câmara vai discutir a reformulação.
Antes de sair do púlpito, o presidente soltou farpas direcionadas aos secretário ao citar a patente dele no Exército Brasileiro. “Se quem está na frente fosse tão bom, teria virado coronel, não teria virado capitão”, conclui.
O que diz a prefeitura
A Prefeitura de Joinville informou que não vai se manifestar sobre a fala do vereador. A nota explica que a Câmara de Vereadores é um espaço democrático com liberdade de expressão e que respeita o processo democrático.
Assista à fala:
Leia também:
1. 33ª Festilha: São Francisco do Sul divulga programação completa do evento
2. Projeto de Joinville recebe R$ 20 mil em programa do governo de Santa Catarina
3. VÍDEO – Funcionários de empresa terceirizada da Celesc entram em greve
4. Tempo em Joinville: quinta-feira inicia com nevoeiro e aumento de umidade
5. Mais de 20 apostas de Joinville são premiadas na Mega-Sena, Quina e Lotofácil; confira os valores