VÍDEO – Casa Enxaimel é reaberta após cinco anos fechada em Joinville
Imóvel fica no Museu Nacional de Imigração e Colonização
Imóvel fica no Museu Nacional de Imigração e Colonização
A cerimônia de reabertura da Casa Enxaimel do Museu Nacional de Imigração e Colonização, em Joinville, aconteceu na tarde desta quinta-feira, 3. O local estava fechado há cinco anos.
O evento contou com a presença do prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo); do secretário de Cultura e Turismo, Guilherme Gassenferth; de vereadores; secretários municipais e de pessoas da comunidade que foram presenciar o momento em que a porta da casa localizada nos fundos do complexo do museu foi aberta novamente para que joinvilenses e turistas possam aprender mais sobre a história da cidade.
“Estamos devolvendo um patrimônio para Joinville. Essa casa foi construída em 1905, transportada para este espaço em 1979 e contou até com uma nova festa da cumeeira após ser remontada. Serviu como espaço expositivo do nosso museu por muitos anos e reabri-la depois de cinco anos fechada é um grande motivo de celebração”, destaca o secretário Guilherme Gassenferth.
O imóvel é um dos espaços expositivos do museu e representa o modo de vida dos colonos entre o século XIX (19) e XX (20) no sul do país. O projeto educativo visa apresentar não só detalhes sobre a arquitetura enxaimel ou sobre as casas antigas, mas também sobre a forma de viver e de se relacionar da sociedade da época.
O local contempla painéis trilíngues — português, inglês e espanhol — com opção de audiodescrição e interatividade por meio de QR Code. O espaço também passou por higienização do imóvel e do acervo, pintura e manutenção, e recebeu uma obra de acessibilidade no rancho.
A Casa Enxaimel pode ser visitada no mesmo horário de funcionamento do Museu Nacional de Imigração e Colonização, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h. A entrada é gratuita. Atualmente, o espaço expositivo “Saberes e Fazeres” também está aberto, com objetos utilizados na indústria rural como engenhos de cana-de-açúcar, farinha e erva-mate. O casarão está temporariamente fechado para montagem da nova exposição de longa duração, “Miradas do Porvir”.
Leia também:
1. Saiba quem assumirá lugar na Câmara de Joinville após vereador ter mandato cassado
2. “Um pesadelo”: mãe de bebê que sofreu corte durante parto em Joinville comenta caso
3. Família de mulher que morreu com choque elétrico em Joinville cria vaquinha para custos fúnebres
4. Ambulância capota e deixa quatro pessoas feridas na Serra Dona Francisca
5. Procon de Joinville divulga pesquisa de preços de itens de churrasco e cesta básica
Palacete Schlemm: a mansão de 1930 com detalhes criados por artista alemão: