VÍDEO – Centreventos recebe Noite dos Campeões do 40º Festival de Dança de Joinville
Evento aconteceu neste sábado
Evento aconteceu neste sábado
A Noite dos Campeões da 40ª edição do Festival de Dança de Joinville aconteceu na noite deste sábado, 29. O Centreventos Cau Hansen foi palco para as melhores coreografias da categoria sênior.
Neste ano, a noite contou com 30 apresentações de campeões. Nas últimas semanas de julho, Joinville foi palco de convivência para mais de 13 mil bailarinos, professores, estudantes, profissionais e apreciadores da arte vindos de todo o Brasil e também do exterior.
Além dos campeões da categoria sênior, também se apresentaram os vencedores das premiações especiais do festival.
As apresentações começaram com o balé clássico de repertório. A Cia Petite Danse, do Rio de Janeiro (RJ), apresentou a coreografia Grand Pas de Fleurs.
Após um intervalo nas apresentações, a Revista Dança Brasil concedeu o título de Personalidade da Dança para Ely Diniz, presidente do Instituto Festival de Dança. A honraria é concedida em celebração aos 40 anos do festival e pela contribuição para a valorização da dança em todo o território nacional e também no exterior.
Outro ato que aconteceu durante a noite foi a assinatura de um termo de colaboração entre a Secretaria de Educação de Joinville e o Instituto Festival de Dança. O documento garante 2 mil vagas para atendimento de alunos no contraturno com aulas de dança, incluindo o fornecimento de uniforme, figurino e sapatilhas; a realização da Mostra Dança na Escola; e a formação continuada em dança para os profissionais que participam do programa de Dança na Escola.
O convênio tem duração de 12 meses e representa um investimento de R$ 1,395 milhão por parte da prefeitura.
As apresentações retornaram com o grupo que recebeu o troféu de melhor grupo desta edição. O Balé do Teatro Escola Basileu França, de Goiânia (GO), apresentou a coreografia de balé clássico de repertório Excelsior.
A Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos, de Joinville, premiada com o Prêmio Especial, apresentou a coreografia de danças populares brasileiras “É Boi, Rapaziada”.
A premiada como melhor apresentação foi a última da noite. O grupo Street Company Tatiana Souza, de Maringá (PR), apresentou a coreografia de danças populares internacionais “A Dança Cósmica de Shiva”.
O presidente do Instituto Festival de Dança, Ely Diniz, avalia que esta edição foi positiva. “Mais de 90% do que a gente planejou, a gente conseguiu realizar muito bem”, comenta. Para ele, também houve uma elevação no nível das apresentações.
Ely também entende que o Festival de Dança de Joinville chegou a um tamanho em que deve ser mantido, e não expandido. Porém, na visão do presidente isto não significa que o festival ficará “estagnado”, assim, há necessidade de sempre oferecer coisas novas.
Mesmo com o encerramento neste sábado, a organização do evento já está se preparando para a próxima edição. Ely conta que em novembro ou dezembro a 41a edição já estará montada.
Para 2024, o presidente afirma que há uma possibilidade alta de acontecer a segunda edição do Dance Parade, o desfile do Festival de Dança.
Palacete Schlemm: a mansão de 1930 com detalhes criados por artista alemão: