VÍDEO: cerca de mil pessoas participam de carreata em favor das aulas presenciais em Joinville
Carreata contou com participação de vans escolares
Carreata contou com participação de vans escolares
Na tarde desta sexta-feira, 20, cerca de mil pessoas participaram de uma carreata em favor das aulas presenciais em Joinville.
Segundo um dos participantes Ricardo Faquini, de 41 anos, presidente do Núcleo de Educação da Associação de Joinville e Região da Pequena e Média Empresa (Ajorpeme), a manifestação superou as expectativas. “Mostramos que a educação é transformadora no país”, diz.
Conforme Ricardo, cerca de 600 carros, incluindo vans escolares, participaram do ato.
A manifestação iniciou às 14 horas, no Centreventos Cau Hansen e circulou pelas ruas Orestes Guimarães, Doutor João Colin, Blumenau e 9 de Março.
A carreata passou em locais específicos, como a Prefeitura de Joinville, Fórum e Câmara de Vereadores.
Os organizadores reivindicam aulas presenciais em período integral e com transmissão digital ao mesmo tempo. Eles desejam que os responsáveis pelas crianças possam optar entre enviar os estudantes para a escola ou não.
Segundo a empresária Charlote Odebrecht, de 40 anos e uma das organizadoras da carreata, as aulas presenciais colaboram para que crianças não fiquem vulneráveis aos riscos de trabalho infantil e violência doméstica.
Um outro argumento envolve a questão econômica. “Em muitas famílias, um dos responsáveis precisa sair do trabalho para cuidar dos filhos em casa, perdendo renda”, lamenta.
A estrutura para ter aulas em casa não é vista com bons olhos. “As crianças não possuem computadores. Na maioria das escolas públicas não houveram aulas, pois professores passam as lições de casa e os pais, que trabalham o dia todo, fazem jornada dupla”, critica.
Para ela, mesmo com o ano letivo chegando ao fim, é positivo voltar às salas de aula. “É hora de testar os procedimentos, fazer os ajustes e nos prepararmos para 2021”, opina.
Durante a carreata, segundo Charlote, todos os participantes usaram máscaras, tinha uma família por carro, sem aglomerações, mantendo o distanciamento social e seguindo os protocolos de segurança.
Confira o vídeo da carreata: