VÍDEO: Chuvas causam alagamentos durante a virada em Joinville e São Francisco do Sul
Diversas ocorrências foram registradas nas cidades e algumas famílias estão desabrigadas
Diversas ocorrências foram registradas nas cidades e algumas famílias estão desabrigadas
As fortes chuvas da noite desta quinta-feira, 31, deixaram várias ruas alagadas e causaram deslizamentos em Joinville e São Francisco do Sul. Além das diversas ocorrências que foram registradas, algumas famílias estão desabrigadas.
Até o momento, a Defesa Civil de Joinville já registrou quatro deslizamentos e um muro que desabou. No entanto, ninguém ficou ferido.
De acordo com relatório do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ), a partir das 23h desta quinta-feira, 31, foram realizados atendimentos em diversos endereços, com sete viaturas envolvidas, incluindo caminhão do Exército doado em fevereiro de 2020.
As seguintes ruas tiveram atendimentos: rua das Gaivotas, Dona Francisca, Frontin, Ituporanga, João Vogelsanger, Marcílio Dias, Marquês de Olinda, Martinho Van Biene, Max Colin, Nova Trentol Orestes Guimarães, Professora Sinhazinha, Riachuelo e Tenente Antonio João, além da avenida Dr. Albano Schulz e da servidão Dr. Hercílio Alexandre Luz.
Houve queda de muro e deslizamento de terra nas seguintes ruas, com atendimento do CBVJ: das Gaivotas, Xaxim, Iririú e Tangará. Todas estas ocorrências foram reportadas à Defesa Civil. Em uma delas, foram acionadas Celesc e Defesa Civil, pois um poste de energia de uma residência havia caído sobre a via.
Por volta das 9h desta sexta-feira, 1º, o CBVJ prestou apoio à equipe de bem-estar animal, que precisava atravessar a estrada alagada para alimentar os animais do abrigo.
De acordo com o bombeiro voluntário e líder do Grupo de Resgate Avançado, Luiz Gustavo Prim, o CBVJ também atendeu pedidos de famílias que estavam isoladas, transportando-as para residências de outros parentes. Duas famílias, sem parentes próximos, foram levadas à Unidade Central do CBVJ até que a água baixasse e o retorno fosse possível.
As regiões mais atingidas foram as zonas Leste e Norte, além da área Central, sendo que os bairros mais afetados foram o Iririú, Jardim Iririú e Aventureiro.
O acumulado de chuva entre as 19h desta quinta-feira, 31, até as 7h desta sexta-feira, 1º, foi de 166,6 milímetros, conforme os dados da Defesa Civil.
São Francisco do Sul também registrou ocorrências devido às chuvas. O Corpo de Bombeiros Voluntários da cidade foi acionado para atender barrancos que deslizaram, árvores caídas na pista, além de pessoas que ficaram feridas e outras desabrigadas.
Foram registradas oito chamadas de deslizamento e 15 pessoas foram para o abrigo que foi montado em uma igreja no Centro.
Os bairros que foram mais afetados com as chuvas foram o Centro, Rocio Pequeno, Rocio Grande, Acaraí e Tapera.