VÍDEO – Comerciantes do Centro relatam mau cheiro e perda de clientes após chuvas em Joinville
Rua do Príncipe, 9 de Março e Itajaí foram as que mais registraram pontos de alagamento
Rua do Príncipe, 9 de Março e Itajaí foram as que mais registraram pontos de alagamento
Os comerciantes da região central de Joinville registraram prejuízos após as fortes chuvas nesta quarta-feira, 4. As principais reclamações estão ligadas a perda de clientes, remarcação de horários e o mau cheiro por conta dos alagamentos.
Até o início da tarde desta quarta-feira, cerca de 11 bairros da cidade registraram pontos de alagamento. Nas últimas 24h, segundo a Defesa Civil de Joinville, o acumulado médio de chuva chegou a 79,5 milímetros.
Para os comerciantes das ruas do Príncipe, 9 de Março e Itajaí, os alagamentos e transtornos são frequentes. Confira o vídeo:
Os proprietários da loja Mega Show, localizada na rua do Príncipe, relatam momentos de tensão durante as chuvas. “Moramos em cima da loja, então ficamos sempre monitorando como está a rua. Caso vemos que está enchendo muito rápido, precisamos descer e subir as mercadorias”, explica.
Em seis anos de loja, a cena da rua do Príncipe alagada já é normalizada. “O problema é quando começa a chover demais e sem parar. Já tivemos perda de mercadoria e de clientes”, conta.
Os acúmulos de água também dificultam a passagem de pedestres em faixas da via e, segundo o proprietário, a situação piora ao descer a rua. Outra loja próxima, que está há 10 anos localizada na rua, também sofre da mesma situação.
O proprietário, que preferiu não se identificar, relatou que o mau cheiro é uma das piores consequências dos alagamentos, junto com a sujeira que fica. “Toda chuva é assim. Já chegaram momentos em que a água bateu nos degraus da loja, é difícil”, relata.
Segundo ele, o escoamento da água prejudica toda a região central. Os piores momentos são quando as chuvas se juntam com a alta maré, em que o nível da água fica ainda mais alto. “As vezes precisamos ficar com o rodo na entrada, tirando a água. Sem contar rato e barata que já vimos na rua depois do escoamento”, completa.
Na rua Itajaí, o início da via ainda estava alagada durante a tarde desta quarta-feira, 4, mesmo com a trégua na chuva.
Uma loja de brincos e acessórios no local, que preferiu não se identificar, relata que desde a inauguração, em dezembro de 2021, é comum a rua estar alagada em época de chuvas.
“Hoje tivemos que remarcar vários horários por conta das chuvas e pelo difícil acesso na loja. É difícil porque temos metas”, relata uma vendedora. A saída da loja também é dificultada, por conta do nível das águas.
“Ontem fui pegar ônibus de noite e a água estava na canela, foi bem difícil”, contou outra vendedora. A loja é nova no local, mas já passou por diversas situações de perda de clientes e remarcações.
“A rua é muito movimentada, então vemos de tudo. Os carros passando e molhando pedestres, a água subindo até os degraus. É um transtorno”, finaliza.
Leia também:
– VÍDEO – Dez bairros de Joinville registram pontos de alagamento
– Estrada Arataca registra ponto de alagamento em Joinville; confira opção de desvio
– Tempo em Joinville: chuva deve diminuir no decorrer desta quarta-feira
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida: