VÍDEO – Comerciantes do Centro relatam mau cheiro e perda de clientes após chuvas em Joinville

Rua do Príncipe, 9 de Março e Itajaí foram as que mais registraram pontos de alagamento

VÍDEO – Comerciantes do Centro relatam mau cheiro e perda de clientes após chuvas em Joinville

Rua do Príncipe, 9 de Março e Itajaí foram as que mais registraram pontos de alagamento

Yasmim Eble

Os comerciantes da região central de Joinville registraram prejuízos após as fortes chuvas nesta quarta-feira, 4. As principais reclamações estão ligadas a perda de clientes, remarcação de horários e o mau cheiro por conta dos alagamentos. 

Até o início da tarde desta quarta-feira, cerca de 11 bairros da cidade registraram pontos de alagamento. Nas últimas 24h, segundo a Defesa Civil de Joinville, o acumulado médio de chuva chegou a 79,5 milímetros. 

Para os comerciantes das ruas do Príncipe, 9 de Março e Itajaí, os alagamentos e transtornos são frequentes. Confira o vídeo: 

Problema rotineiro

Os proprietários da loja Mega Show, localizada na rua do Príncipe, relatam momentos de tensão durante as chuvas. “Moramos em cima da loja, então ficamos sempre monitorando como está a rua. Caso vemos que está enchendo muito rápido, precisamos descer e subir as mercadorias”, explica. 

Em seis anos de loja, a cena da rua do Príncipe alagada já é normalizada. “O problema é quando começa a chover demais e sem parar. Já tivemos perda de mercadoria e de clientes”, conta. 

Os acúmulos de água também dificultam a passagem de pedestres em faixas da via e, segundo o proprietário, a situação piora ao descer a rua. Outra loja próxima, que está há 10 anos localizada na rua, também sofre da mesma situação. 

Faixa de pedestre que é prejudicada durante as chuvas. | Crédito: Yasmim Eble/O Município Joinville

O proprietário, que preferiu não se identificar, relatou que o mau cheiro é uma das piores consequências dos alagamentos, junto com a sujeira que fica. “Toda chuva é assim. Já chegaram momentos em que a água bateu nos degraus da loja, é difícil”, relata. 

Segundo ele, o escoamento da água prejudica toda a região central. Os piores momentos são quando as chuvas se juntam com a alta maré, em que o nível da água fica ainda mais alto. “As vezes precisamos ficar com o rodo na entrada, tirando a água. Sem contar rato e barata que já vimos na rua depois do escoamento”, completa.

Remarcação de horários

Na rua Itajaí, o início da via ainda estava alagada durante a tarde desta quarta-feira, 4, mesmo com a trégua na chuva. 

Uma loja de brincos e acessórios no local, que preferiu não se identificar, relata que desde a inauguração, em dezembro de 2021, é comum a rua estar alagada em época de chuvas. 

“Hoje tivemos que remarcar vários horários por conta das chuvas e pelo difícil acesso na loja. É difícil porque temos metas”, relata uma vendedora. A saída da loja também é dificultada, por conta do nível das águas. 

Início da rua Itajaí estava completamente alagado nesta quarta-feira, 4. | Crédito: Yasmim Eble/O Município Joinville

“Ontem fui pegar ônibus de noite e a água estava na canela, foi bem difícil”, contou outra vendedora. A loja é nova no local, mas já passou por diversas situações de perda de clientes e remarcações. 

“A rua é muito movimentada, então vemos de tudo. Os carros passando e molhando pedestres, a água subindo até os degraus. É um transtorno”, finaliza.

Leia também:
– VÍDEO – Dez bairros de Joinville registram pontos de alagamento
Estrada Arataca registra ponto de alagamento em Joinville; confira opção de desvio
Tempo em Joinville: chuva deve diminuir no decorrer desta quarta-feira


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo