VÍDEO – Confira três momentos que marcaram a abertura do Natal de Joinville
Abertura oficial aconteceu na noite deste domingo em frente à prefeitura
Abertura oficial aconteceu na noite deste domingo em frente à prefeitura
Está aberto oficialmente o Natal 2023 em Joinville. A cerimônia de abertura aconteceu neste domingo, 12, com cerca de 38 mil pessoas em frente a sede da prefeitura, no centro da cidade. O momento foi marcado pelo apresentação do espetáculo “Cartas de Natal”, acendimento das luzes na fachada da prefeitura e a chegada do Papai Noel.
Estiveram presentes também diversas autoridades, incluindo o Prefeito de Joinville Adriano Silva (Novo), a vice-prefeita Rejane Gambin, o presidente do Instituto Natal de Joinville Ozei Luiz da Silva, vereadores, deputados estaduais e federais, entre outros.
Segundo Adriano Silva, o natal é um momento especial, onde, para ele, os corações das pessoas ficam mais abertos e o perdão acontece com mais facilidade.
“É onde as famílias se reúnem para celebrar a união. Que o espelho de Natal e o nascimento de Jesus Cristo sirva de exemplo para todos nós e nossa cidade continue sendo uma cidade de oportunidades e abençoada por Deus.”
Já Ozei agradeceu todo o apoio dado pelas entidades da cidade, patrocinadores do evento e ressaltou que espera que este Natal seja para relembrar que os verdadeiros presentes são os momentos que as pessoas vivem uma com as outras.
“Nesta noite celebramos o dom inestimável da família e vamos nos comprometer em cuidar um dos outros não apenas na data de hoje, não apenas no Natal, mas, sim, ao longo de nossas vidas”.
“Muito amor, muita paz, muita harmônia e, principalmente, muito alegria para todos. Em nome do instituto Natal, eu desejo a todos a partir da abertura até o dia 6 de janeiro uma ótima programação”, finalizou.
A abertura do evento contou com um momento ecumênico. Este ano, o tema do Natal de Joinville é “A Fábrica Encantada de Natal”.
1. Acendimento das Luzes
Um dos principais momentos da cerimônia de abertura do Natal de Joinville foi o acendimento das luzes na fachada da prefeitura e praças que integram o circuito natalino. As luzes foram acesas após uma ligação de vídeo com o Papai Noel e contagem regressiva com todo o público.
Neste ano, a decoração segue tendo mais de 1 milhão de pontos de luz nos espaços públicos. O túnel de luzes na rua do Príncipe será instalado novamente.
2. Encenação “Cartas de Natal”
Composto pela parte musical, dança e teatro, a encenação “Cartas de Natal” encantou as pessoas presentes na frente da prefeitura neste domingo.
O espetáculo teve tradicionais canções natalinas, como “Vem chegando o Natal”; “Noite Feliz”, além da música “Blim-Blom”, tema do Natal de Joinville. Ao todo foram 80 coralistas do coral Infantojuvenil do Instituto Arte Maior, dirigido por Kátia Siqueira.
De acordo com a diretora musical, foi escolhido um reportório já pensando no alinhamento com a dança. “A gente treinou em separado (da dança) e nós se encontramos em dois grandes ensaios, mas já estava tudo ‘redondinho’ dentro de cada uma das propostas”, explica.
Já a direção artística ficou de responsabilidade de Patricia Dalchau. Ela conta que a preparação dos bailarinos foi iniciada em agosto, mas intensificada no último mês de outubro, e que o espetáculo busca transmitir os sentimentos que nascem no Natal, que é a bondade, o amor e a esperança.
3. Chegada do Papai Noel
A chegada do Papai também foi um dos pontos altos do espetáculo. Ele apareceu em uma das sacadas da prefeitura, enquanto os coralistas e bailarinos cantavam e dançavam no palco montado na entrada do local.
A casa do Papai Noel, que neste ano contará com ar-condicionado, estará instalada na praça da Bandeira. O “bom velhinho” estará no local de terça a sexta-feira, das 17h às 22h. Já sábado e domingo, será das 15h às 22h.
Sargento Junkes leva o pai e o irmão para o bar da Zenaide para contar histórias de família: