VÍDEO – Conheça cinco soluções inovadoras expostas na Intermach, em Joinville

Feira acontece até esta sexta-feira

VÍDEO – Conheça cinco soluções inovadoras expostas na Intermach, em Joinville

Feira acontece até esta sexta-feira

Yasmim Eble

Começou nesta terça-feira, 11, a 14ª Intermach – Feira e Congresso Internacional de Serviços e Soluções para Indústria Metalmecânica. Ela será realizada até sexta-feira, 14, na Expoville, em Joinville. 

A área de exposição está 10% maior nesta edição e oferece 30 horas de conteúdo técnico aos profissionais do setor. São mais de 50 máquinas em funcionamento, demonstrando na prática os recursos e novas tecnologias. 

Segundo Richard Spirandelli, diretor da Messe Brasil, organizadora da Intermach, a expectativa é superar a marca de negócios da edição de 2022. “Queremos passar de R$ 300 milhões em negócios nesse ano, que devem ser feitos ao longo dos 12 meses seguintes da feira. Esperamos cerca de 18 mil pessoas”, relata.

Tradicionalmente a feira é realizada a cada dois anos, mas em função da alta demanda do mercado, a Intermach será realizada novamente em 2023. “Estamos muito orgulhosos de realizar mais uma vez o evento, que é reconhecido internacionalmente”, acrescenta. 

Expositores

Na feira, são mais de 300 marcas que expõem suas novidades e soluções. Chegando a até 50 máquinas em funcionamento durante todo o evento. O jornal O Município Joinville conversou com cinco marcas que relataram as soluções inovadoras que estão expostas no evento. 

01 – Equipamentos de segurança

A área de movimentação de cargas em uma indústria é perigosa por conta mecanismos como empilhadeiras e esteiras utilizadas no setor. A ACR Sistemas Industriais, de São Bernardo do Campo, em São Paulo, trouxe para Joinville soluções de segurança para movimentação de cargas, seja terrestre ou içada. 

“Utilizamos muitas tecnologias internacionais e marcas consagradas no ramo. Neste ano, trouxemos novidades em sirenes, sistemas de evacuação, telemetria para equipamentos móveis e detecção de pedestres”, explica David Teixeira, representante da ACR. 

Para a feira, eles apresentaram um protótipo de uma empilhadeira com diversas opções de segurança criadas pela empresa. A empilhadeira é manuseada com um rádio controle, que pode ser operado a até 2 quilômetros de distância. 

Há também um detector de pedestre, para evitar colisões e acidentes com pessoas. Confira o vídeo:

02 – Tecnologia e automação

Yasmim Eble/O Município Joinville

Com filial em Joinville, o grupo Alltech está na Intermach com soluções tecnológicas e automatizadas. Jean Francisco Cardoso, CEO da Alltech, explica que a empresa trabalha com a virtualização dos processos produtivos, trazendo as fábricas para um mundo virtual onde se erra menos. 

“O mundo virtual ajuda a melhorar os tempos de processos antes de trazê-los para o mundo real. Por isso, a Alltech faz essa conexão”, conta Jean. Na feira, um óculos de realidade aumentada e virtual está disponível para a imersão dos visitantes. “Assim ajudamos a encurtar a tomada de decisão para o investimento”, completa. 

Além disso, na feira há diversos robôs que servem de meio de caminho para os processos produtivos. “As máquinas aqui expostas conectam o maquinário com a operação seguinte”, acrescenta. A empresa também utiliza inteligência artificial e máquinas automatizadas. Confira o vídeo:

03 – Amortecedores e linhas de molas

Yasmim Eble/O Município Joinville

Há 25 anos no mercado, a OBR Equipamentos Industriais, de Joinville, trouxe para a Intermach diversas soluções para a indústria, as principais delas em relação à amortecimento, movimentação, molas a gás e linha de automação industrial. 

Na ala dos expositores, é possível ver as principais novidades da marca, inclusive o amortecedor da linha Magnum em ação. O dispositivo demonstra a eficiência do amortecedor para o impacto. 

“Ele mostra que o amortecedor absorve 100% do impacto, mantendo uma taça cheia de vinho intacta. O dispositivo mostra a segurança, a vida útil do dispositivo e qualidade na produção”, explica a representante da marca. Confira o vídeo:

04 – Robôs colaborativos

Neste ano, a empresa japonesa Yaskawa está pela primeira vez com um estande na Intercomp. Com mais de 100 anos de experiência no mercado internacional, as soluções apresentadas são robôs colaborativos. 

Fabio Borsato, gerente de vendas regional da empresa, relata que o estande está com dos modelos de robôs recém lançados: o HC10 e o PR30. “Eles tem a proposta de conseguir trabalhar ao lado do homem de forma colaborativa. Sem barreiras de fechamento. O robô tem um dispositivo para parar assim que tiver contato com um humano”, explica. 

Na feira, o HC10 está simulando o movimento de uma solda e o PR30 está demonstrando uma paletização de caixas de até 30 quilos. Há também uma máquina que grava garrafas e canetas com um laser como brinde para os visitantes. Confira o vídeo:

05 – Soluções a vácuo

A empresa Micro, de Joinville, trouxe processos de automação industrial na parte eletroeletrônica e a vácuo. Segundo o supervisor técnico-comercial, Tiago Hertzog, os equipamentos expostos são de diversas áreas. 

“Trouxemos controles, materiais para a automação de processos e uma máquina que utiliza o vácuo para a manipulação de materiais pesados”, explica. A ideia da máquina é retirar a necessidade de esforço físico na carga e na descarga de produtos. 

“Qualquer pessoa pode utilizar da máquina sem realizar esforço físico, gerando uma melhor qualidade de trabalho e uma redução no afastamento de funcionários por lesões”, completa. Confira o vídeo:


Assista agora mesmo!

Explore a riqueza da história de Joinville com o Casarão Neitzel:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo