VÍDEO – Conheça Lucas Araújo, o gaiteiro mirim de Joinville
Ele começou a tocar gaita aos 7 anos
Ele começou a tocar gaita aos 7 anos
Aos 7 anos de idade, Lucas Araújo avistou uma gaitinha na garagem da casa que vive com a família em Joinville. Curioso e atento, pegou o instrumento e começou a tocar. Atualmente, aos 11 anos, o menino faz shows e participa de eventos fazendo o que mais ama, tocar a gaita.
“Eu quero tocar gaita quando eu crescer e ganhar dinheiro com isso”, conta Lucas sobre o futuro. Com os objetivos traçados, Lucas se divide entre a escola, rotina de aulas de gaita e treinos em casa, mas nem sempre foi assim.
Antes de ingressar com um professor de acordeon, Lucas aprendia a tocar pelo YouTube. Toda a dedicação que já trouxe resultados. No currículo, o gaiteiro carimbou presença em eventos das cidades de Tijucas, Irati (PR), Campo Alegre, Curitiba (PR) e Florianópolis.
“Já sei tocar 50 músicas”, ele conta. A primeira delas foi “Parabéns para você” e a favorita é “Madrugada”, de Albino Manique.
Lucas já foi chamado para tocar em todos os tipos de lugares, e ele vai com gosto. O gaitero já tocou em um Centro de Educação Infantil, em um lar de idosos, inauguração de mercados e eventos de lojas. Vestido de traje gaúcho, ele encanta quem passa.
Porém, o lugar favorito dele é no bailão. “Gosto de tocar no salão de baile”, diz Lucas. Foi em uma dessas oportunidades que ele tocou com o grande ídolo Edson Dutra, do grupo “Os Serranos”. “Tinha mais de três mil pessoas lá”, lembra o pai de Lucas.
Lucas também gosta de lembrar das vezes que tocou com Santo Fole, João Luiz Corrêa e o grupo Acordiona, também momentos de emoção e orgulho para o gaiteiro mirim.
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: