+

VÍDEO – Conheça três atrações da Festa das Luzes no Centro de Joinville

Evento iniciou nesta sexta-feira e segue até domingo com programação gratuita

VÍDEO – Conheça três atrações da Festa das Luzes no Centro de Joinville

Evento iniciou nesta sexta-feira e segue até domingo com programação gratuita

Bernardo Gonçalves

Nesta sexta-feira, 28, iniciou a segunda edição da Festa das Luzes, circuito de arte pública e tecnologia que promete iluminar o Centro de Joinville. Ao todo, serão mais de 20 atrações com projeção em prédios, performances, shows, entre outras atividades até domingo, 30. A programação é gratuita.

Durante os três dias, das 15h às 22h, os joinvilenses poderão explorar uma variedade de instalações lumínicas, experiências de vídeo-mapping imersivas e apresentações musicais. A programação musical inicia a partir das 15h e as luzes se acendem às 18h.

O circuito terá uma extensão total de 650 metros no centro da cidade, com atrações distribuídas nas ruas Rio Branco, Jerônimo Coelho, Travessa Bachmann, do Príncipe e das Palmeiras, além da Praça Nereu Ramos e Museu Nacional da Imigração e Colonização.

“Acreditamos que a arte e a tecnologia têm o poder de provocar questionamentos, despertar sensações e criar conexões profundas. Estamos determinados a iluminar o mundo com a nossa criatividade”, destaca o organizador do evento, o artista joinvilense Leandro Mendes, o Vigas.

Assista ao vídeo:

Conheça três atrações do evento:

1. “Siga Flutuando”

Foto: Bernardo Gonçalves/O Município Joinville

Neste ano, as maiores expectativas estão em três obras gigantes. Uma delas é o “Siga Flutuando”, do artista paulista Flip, que é um inflável com oito metros de altura. A obra simula uma água viva e está localizada na Travessa Bachmann.

2. “Light Falls”

Foto: Bernardo Gonçalves/O Município Joinville

Já o na “Light Falls”, do artista joinvilense Vigas, uma “cachoeira de luz” instalada na fachada do Museu da Imigração e Colonização. Com cinco metros de altura, o trabalho, que já foi exposto em quatro países, chega pela primeira vez em Joinville e propõem uma reflexão sobre a importância da água e da preservação da natureza.

3. “String Theory”

Foto: Bernardo Gonçalves/O Município Joinville

Também é destaque o “String Theory”, do artista norte-americano Jason Peters e obra “String Theory”, uma escultura lumínica assinada pelo artista norte-americano Jason Peters.

Uma das grandes atrações também é o videomapping, técnica que consiste na projeção de imagens e animações na superfície de prédios. Fora isso, destacam-se a Lampejo – Feira Criativa e as instalações luminosas.

Três palcos com djs, as atrações musicais terão concertos totalmente gratuitos para dar ainda mais vida ao circuito. Confira todos os convidados na página @festadasluzesjlle.

Inclusão e acessibilidade

Para a inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência, o evento terá atividades especiais para garantir que todos possam aproveitar ao máximo as atrações. Confira a programação:

Circuito Guiado Lúdico com interpretação em Libras: No sábado, 29, às 19h30, e no domingo, 30, às 18h, Josi Thomaz e Adriano Fagundes, do Arte de Cá, conduzirão um circuito guiado de forma lúdica e com intérprete de Libras.

Com vestimentas iluminadas e cheias de criatividade, eles contarão histórias de cada ponto do circuito e das projeções de iluminação. A saída será no Museu dos Imigrantes, em frente à Rua das Palmeiras.

Visita guiada com audiodescrição: Também no domingo, às 18h30, haverá uma visita guiada especial com audiodescrição para cegos. Para participar ou ser voluntário para ser guia, é necessário fazer pré-inscrição entrando em contato com a Turma do Fritz no Instagram.

A Festas Luzes proporciona uma pintura facial e Neon todos os dias, a partir das 19h, com a Turma do Fritz. As crianças poderão encontrar artistas que vão estar no evento e solicitar a pintura.

Veja locais e horários completos das atrações da 2ª edição da Festa das Luzes de Joinville:

Praça Nereu Ramos, das 15h às 22h: a praça será palco do MAJ Sound com apresentações dos DJs Roger Thiago, Fabio Vargas, Leff e L_cio. Além disso, o local vai receber a obra “String Theory”, uma escultura lumínica assinada pelo artista norte-americano Jason Peters.

Travessa Bachmann, das 18h às 22h: o local vai receber uma instalação inflável com oito metros de altura do artista paulista Flip, que será iluminada com luzes de Led coloridas, chamado de “Siga Flutuando”. E irá abrigar também a Feira Criativa Lampejo, que trará opções de artesanatos e uma praça de alimentação.

Palacete Schlemm, das 18h às 22h: o prédio histórico, localizado na esquina entre as ruas do Príncipe e Jerônimo Coelho, será iluminado com vídeo mapping produzido por diversos artistas.

Rua das Palmeiras, das 18h às 22h: a tradicional rua será coberta por instalações interativas dos artistas Juan Fernandes, Leticia RMS, 1mpar, NaomFX + Arte Astral, além de performances artísticas.

Museu da Imigração e Colonização, das 18h às 22h: depois de passar por quatro países, a obra “Light Falls”, do artista joinvilense Vigas, será instalada na fachada do museu. Na parte externa do museu também estão confirmadas apresentações de grupos de dança e DJs.

Rua Rio Branco, das 18h às 22h: em um painel de Led, será possível conferir o trabalho de vários artistas locais, que conquistaram a oportunidade através de uma seleção, e que estarão expondo na “Mostra Aberta”

Rua do Príncipe, das 18h às 22h: destaque na Festa das Luzes em 2022, a performance de arte e tecnologia “Suave Ciclo” volta na segunda edição do evento. Em uma bicicleta, VJ Suave, composto pelo duo Ceci Soloaga e Ygor Marota, estampam os prédios do circuito com luz, cores, tecnologia e formas animadas; A rua também será tomada pela música através do grupo maracatu Orum Ayê que fará um desfile em formato de cortejo ao som das músicas tradicionais da cultura.

Leia também:
1. Zoológico do Parque do Beto Carrero é encerrado após mais de 30 anos
2. Conheça o novo parque com sambaqui de Joinville
3. Entenda como advogadas presas em Joinville agiam em esquema criminoso
4. “Acorda pra vida”: Marcia Sensitiva realiza palestra em Joinville
5. Entenda como jogo do tigrinho fez empresa de Joinville criar estratégia para proteger marca


Assista agora mesmo!

Imponente Palacete Schlemm, de Joinville, tem detalhes criados pelo artista alemão Fritz Alt:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo