VÍDEO – Estação registra passagem de meteoro por dez segundos em SC
Esta uma das passagens mais longas
Esta uma das passagens mais longas
Um meteoro passou pelo céu de Santa Catarina por aproximadamente dez segundos, um tempo considerado raro. O fenômeno aconteceu neste sábado, 13, e foi registrado por uma estação de monitoramento em Monte Castelo, no Planalto Norte catarinense.
A imagem foi registrada pela câmera do astrônomo amador da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), Jocimar Justino.
O meteoro passou pelo céu catarinense às 19h37. Devido ao horário, a passagem do meteoro foi vista por diversas pessoas em todo o Sul do país, principalmente em Santa Catarina.
Jocimar conta que o trajeto luminoso iniciou no Oceano Atlântico e avançou sobre Santa Catarina, indo na direção da estação em Monte Castelo. “Foi um dos meteoros com o trajeto mais longo já registrados pela estação, este durou cerca de dez segundos”, explica.
O ponto em que o meteoro sai do campo de visão da câmera fica em Taió, no Vale do Itajaí. “Mas é possível observar que o trajeto continua, então ele foi um pouco mais além”, observa o astrônomo amador.
Jocimar diz que meteoros com esse brilho e duração são bem raros. Até o momento, a estimativa é que o fenômeno tenha alcançado uma velocidade de 70 mil quilômetros por hora (km/h). As imagens ainda estão sendo estudadas pela Bramon para determinar o tipo de meteoro.
O astrônomo amador ressalta que essas informações são apenas análises preliminares e podem sofrer alterações no futuro.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida: