VÍDEO – FAB inicia análise das caixas-pretas do voo que caiu em Vinhedo, interior de SP
Mais de 60 pessoas morreram no acidente aéreo
Mais de 60 pessoas morreram no acidente aéreo
A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigações e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), informou que as duas caixas-pretas chegaram ao laboratório de análise na manhã deste sábado, 10, e a investigação referente à gravação foi iniciada.
Em nota, a FAB relata que os gravadores de voz da cabine e dados de voo foram recuperados sem danos aparentes. As análises foram iniciadas neste sábado com a preparação, extração e degravação de dados. Veja o vídeo de uma das etapas:
Após a conclusão da ação inicial, em Vinhedo, a investigação avançará para a fase de análise de dados. Neste estágio, serão examinadas as atividades relacionadas ao voo, o ambiente operacional e os fatores humanos, bem como um estudo pormenorizado de componentes, equipamentos, sistemas, infraestrutura, entre outros.
O Cenipa reforçou que a previsão de divulgação dos dados é de 30 dias, com um relatório preliminar do acidente aeronáutico.
O diretor não descarta que o acúmulo de gelo nas asas do avião possa ter causado a queda. Segundo Moura, o ATR possui “sensibilidade” ao acúmulo de gelo por operar em altitudes mais baixas.
Contudo, o diretor afirma que o sistema de degelo estava em pleno funcionamento quando foi realizada a checagem da aeronave. “Nenhuma hipótese é descartada”, conclui.
Sessenta e duas pessoas estavam a bordo do avião. O voo 2283 transportava 58 passageiros e quatro tripulantes. Um catarinense e a filha de 3 anos estão entre as vítimas.
A Voepass Linhas Aéreas divulgou à imprensa a lista contendo os nomes dos passageiros. A companhia informou que está prestando informações às famílias pelo número 0800 94197.
Na manhã deste sábado, 10, mais 13 corpos foram recebidos no Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo. O governador Tarcísio de Freitas determinou que o IML fique fechado para atender exclusivamente as vítimas da tragédia.
Familiares serão chamados para trazer elementos que possam contribuir no trabalho de identificação e posterior liberação. As demais ocorrências serão direcionadas para outros locais do IML.
Leia os destaques da semana:
1. Detran de Joinville muda de sede no fim de agosto; saiba para onde
2. GALERIA – Saiba como está andamento das obras no aeroporto de Joinville
3. Copa Santa Catarina 2024 tem tabela definida; JEC estreia em casa
4. Quatro décadas da capoeira em Joinville: conheça como a história iniciou
5. Jorge e Mateus em Joinville: venda de ingressos para show de dupla sertaneja é iniciada
“Lugar muito bom”: como paixão fez argentina conhecer Joinville e construir uma vida na cidade: