VÍDEO – Fenômeno climático conhecido como “tromba d’água” é visto da praia do Rainha, em Itapoá
Segundo meteorologista, é comum que este tipo de fenômeno seja registrado na região durante o verão e a primavera
Moradores da praia do Rainha, em Itapoá, foram surpreendidos durante a manhã desta quarta-feira, 10, ao avistarem o fenômeno climático conhecido como “tromba d’água”.
Segundo o meteorologista Marcelo Martins da Epagri/Ciram, este tipo de evento é semelhante aos tornados. A principal diferença é que, enquanto um ocorre no mar e em lagos, o outro acontece em terra firma, respectivamente.
Além disso, Martins explica que, normalmente, os tornados são mais destrutivos do que as trombas d’água. Isso porque quando o fenômeno ocorre na água, ele acaba perdendo força e velocidade, por isso, nem chegam a se manter por muito tempo em pé.
Por conta da perda de força, dificilmente uma tromba d’água chega até o continente para causar algum estrago, afirma o especialista. O que pode acontecer, é o fenômeno atingir barcos que estejam passando em suas proximidades.
Apesar do espanto da população, é comum que este tipo de evento seja registrado na região durante as estações de verão e primavera, explica o meteorologista.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube