VÍDEO: Ferry Boat conduz imagem de Nossa Senhora dos Navegantes em procissão fluvial
Cerimônia religiosa foi realizada neste domingo, 7
Cerimônia religiosa foi realizada neste domingo, 7
Neste domingo, 7, foi realizada a procissão fluvial de Nossa Senhora dos Navegantes, ponto alto da festa da padroeira dos pescadores, marítimos e portuários. Uma tradição que se repete há 125 anos no município que leva o nome da santa. Há mais de uma década o Ferry Boat da NGI Sul que faz a travessia com Itajaí é o responsável em conduzir a cerimônia.
A edição de 2021 respeitou os protocolos de saúde por conta da pandemia do Covid-19 mas não impediu que os devotos acompanhassem a solenidade nas margens do rio.
O ato teve início as 16h30, partindo de Navegantes, onde a bordo da embarcação Santa Catarina XVI estavam autoridades eclesiásticas, civis e militares no trajeto que percorreu até a bairro Machados. No retorno muitos fiéis aguardavam a chegada do cortejo e seguiram caminhando até o ingresso no Santuário.
Dom Rafael Biernaski, Bispo da Diocese de Blumenau celebrou a missa solene que antecedeu a procissão, lembrou que a fé em Nossa Senhora dos Navegantes começou no século XV, quando das grandes navegações que descobriram a América.
“Tanto os familiares como os navegadores, pediam proteção a santa, para que pudessem regressar aos seus lares em segurança. E essa herança se perpetuou em todos os portos mundo a fora”.
O Bispo fez referência que o ato religioso é uma expressão da vida, em especial na época da pandemia. “Que Nossa Senhora nos proteja no regresso aos nossos lares, saudáveis e que possamos celebrar a vida, todos os dias”, comentou.
Ao chegar para mais um dia de trabalho o mestre da embarcação Santa Catarina XVI, Cláudio Gomes Peralta, soube que seria o responsável pela condução do Ferry Boat que levaria a imagem pelas águas do rio Itajaí.
“Confesso que fiquei um pouco apreensivo pela emoção, pois este seria meu primeiro ano na condução da procissão fluvial, mas depois fui tomado pela alegria e o entusiasmo em participar desse a momento histórico”. Segundo Peralta, que é fiel da padroeira, todos os dias, antes do trabalho, do alto da cabine de comando, olha a igreja e faz uma oração pedindo proteção a Nossa Senhora dos Navegantes.