VÍDEO – Homem é preso suspeito de pichar muro da Arena Joinville
Caso aconteceu no domingo
Caso aconteceu no domingo
Um homem de 20 anos foi preso suspeito de pichar o muro da Arena Joinville neste domingo, 9. O caso foi registrado por agentes de segurança de uma empresa que presta serviços na região.
Segundo a Guarda Municipal, os agentes de segurança flagraram o momento da pichação e acionaram a polícia. O suspeito foi abordado com uma lata de spray e com as mãos sujas de tinta. Aos policiais, ele confessou ter feito a pichação.
Pichar é considerado crime ambiental, conforme o artigo 65 da Lei nº 9.605/98. A pena prevista é de três meses a um ano de detenção, além de multa. Se o ato ocorrer em monumento ou patrimônio tombado, a punição é maior, sendo de seis meses a um ano de detenção e multa.
No caso registrado em Joinville, também pode haver processo administrativo. O boletim de ocorrência será encaminhado à Secretaria de Meio Ambiente, que vai avaliar o enquadramento na Lei Complementar nº 710/2025. A norma, sancionada neste ano pela prefeitura, aumenta as penalidades para pichação e depredação do patrimônio público no município.
Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba: