VÍDEO: Homem sofre lesão durante trilha e é resgatado por helicóptero em Garuva
Local conhecido como Pico do Bradador é de difícil acesso
Local conhecido como Pico do Bradador é de difícil acesso
Um homem de 26 anos que fazia trilha com mais cinco amigos no Pico do Bradador, em Garuva, sofreu uma lesão na coluna durante a descida e teve de ser resgatado na manhã desta segunda-feira, 25, pelo Arcajo 03 do Corpo de Bombeiro Militar de Santa Catarina.
De acordo com os socorristas, um grupo de seis pessoas de Curitiba começou a trilha no domingo, 24, e tinha a intenção de retornar no mesmo dia. Porém, ao chegar ao pico, um dos trilheiros apresentou uma dor excessiva no quadril, que o impediu de regressar.
O restante do grupo desceu a trilha durante a noite, para buscar ajuda, enquanto a vítima permaneceu no local durante toda a noite, com abrigo improvisado, aguardando o resgate.
O arcanjo realizou sobrevoo no local e, por volta das 8h, a vítima foi encontrada. De acordo com os socorristas, o local é situado a 1.500 metros acima do nível do mar, portanto, é de difícil acesso e ventava muito no momento do resgate.
A vítima foi conduzida pelo helicóptero até o quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Garuva, onde foi atendido pela equipe médica, apresentando apenas leve hipotermia e, após o atendimento, foi liberado no local.
O Corpo de Bombeiros Militar recomenda que trilhas de alto grau de dificuldade sejam realizadas apenas por pessoas preparadas fisicamente, e sempre acompanhadas por um guia experiente.
Além disso, é sempre importante levar água, alimentos, roupas para frio e chuva, abrigos para pernoite, mesmo que não haja a intenção de acampar no local.