VÍDEO – Homenagem ao imigrante destaca fundador da primeira indústria de Joinville
Germano Wetzel e sua família foram homenageados neste sábado
Germano Wetzel e sua família foram homenageados neste sábado
Neste sábado, 9 de março, Joinville celebrou a tradicional Homenagem ao Imigrante, como parte das comemorações pelos 173 anos de fundação da cidade. Este ano, o evento destacou o legado de Hermann Friedrich Wetzel — nacionalizado como Germano —, filho mais velho do casal de imigrantes alemães Friedrich Louis Wetzel e Emma Frederike Rauter. Ele fundou a primeira indústria de Joinville, a Germano Wetzel & Cia.
A cerimônia, realizada no Cemitério do Imigrante, foi marcada por um gesto simbólico: a deposição de uma coroa de flores no túmulo da Família Wetzel. A coroa foi depositada pelo prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), e Carlos Adauto Virmond Vieira, presidente de honra da Cultura Alemã de Joinville.
Suzana Bender, trineta de Germano Wetzel, representou com orgulho a família durante a comovente homenagem. “Nós nos sentimos muito honradas, é uma homenagem muito emocionante para a gente. A família Wetzel participou da construção da sociedade joinvilense, não só na parte econômica, mas também na parte de cultura e arte”, disse Suzana.
“Acho que todos temos um compromisso moral com a cidade no espírito comunitário, continuando o desenvolvimento econômico, cultural e das artes”, completou. Ela também relembrou que o pai de Germano, seu tetravô Friedrich, chegou a Joinville em 1856. Além disso, Friedrich compartilhava o aniversário com a cidade, 9 de março.
Durante a homenagem, os presentes puderam acompanhar a apresentação do Quinteto Contraponto, que realizou a primeira edição dos Domingos Musicais de 2024. Sob a regência da professora Vera Zen Zucco, os músicos apresentaram um repertório diversificado, que passeou pela música erudita, desde peças clássicas até composições contemporâneas.
O presidente de honra da Cultura Alemã Joinville, Carlos Adauto Virmond Vieira, expressou sua satisfação em resgatar e valorizar a história dos primeiros imigrantes que contribuíram para o desenvolvimento da cidade. “É uma honra poder homenagear a família Wetzel, cujos pioneiros fundaram a primeira fábrica de Joinville, antevendo que a nossa cidade se tornaria a Manchester Catarinense”, comentou Vieira, destacando a importância do evento para manter viva a memória daqueles que moldaram o destino de Joinville.
O prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), também compartilhou palavras de reconhecimento e agradecimento durante o evento. “Não há lugar melhor que o cemitério dos imigrantes para demonstrar nosso respeito por essas pessoas. Pessoas que atravessaram o Atlântico para o desconhecido. Quem conhece e valoriza a história, tem base para buscar o que é certo”, afirmou o prefeito, enfatizando a importância de preservar e honrar a memória dos pioneiros que contribuíram para o progresso da cidade.
Ver essa foto no Instagram
Filho mais velho do casal de imigrantes alemães Friedrich Louis Wetzel e Emma Frederike Rauter, Hermann nasceu em 3 de julho de 1873. Aprendeu com o pai o ofício de saboeiro e fabricação de velas e, com ele, iniciou uma pequena fábrica instalada no quintal da residência da família na rua 9 de Março, mais tarde transferida para a rua Senador Felipe Schmidt.
Em 1898, Hermann casou com Marie Jenny Bertha Isensee. O casal teve 12 filhos: Erna, Lucie, Edgar, Arnold, Erwin, Arthur, Erhard, Gertrud, Emma, Edla, Ellinor e Edith.
Com a morte do pai, em 1918, Hermann assumiu a direção da empresa em sociedade com os irmãos, Ernst e Julius, sob a denominação Germano Wetzel & Cia. A empresa teve grande desenvolvimento e foi dirigida por ele até a sua morte, em 6 de julho de 1932, aos 59 anos.
Mais tarde todo o complexo foi adquirido e incorporado à Metalúrgica Wetzel & Cia., da qual Germano era um dos fundadores. Deste período inicial ficou a icônica chaminé de 51 metros de altura, erguida em 1926, que hoje é o símbolo da vocação industrial que marcou a cidade de Joinville.
Leia os destaques da semana:
1. Empresa de Joinville atinge R$ 1 milhão em vendas com produtos do BBB 24
2. St. Patrick’s Day na rua: festa irlandesa volta a Joinville com novidades
3. Guardas municipais começam a testar novo armamento em Joinville
4. Cervejaria de Joinville está entre as cinco melhores do Brasil
5. Mulher é indenizada após instrumento cirúrgico ser deixado em seu abdômen em Joinville
“Lugar muito bom”: como paixão fez argentina conhecer Joinville e construir uma vida na cidade: