VÍDEO – Indígenas protestam em Joinville contra projeto de lei sobre demarcação de terras

Cerca de 100 indígenas participaram da manifestação, realizada na Praça da Bandeira

VÍDEO – Indígenas protestam em Joinville contra projeto de lei sobre demarcação de terras

Cerca de 100 indígenas participaram da manifestação, realizada na Praça da Bandeira

Lucas Koehler

Na tarde desta terça-feira, 29, indígenas protestaram na Praça da Bandeira, em Joinville, contra o Projeto de Lei (PL) nº 490/2007, que impõe a criação de um marco temporal para delimitar o que são terras tradicionalmente ocupadas pelos indígenas no Brasil.

No local, os manifestantes exibiram cartazes e faixas contra o projeto, além de promover músicas, danças e atividades culturais dos povos originários.

De acordo Leonardo Veratupan, vice-cacique da etnia Guarani, cerca de 100 indígenas de Joinville, Araquari e São Francisco do Sul participaram da manifestação. Para ele, o PL deve impactar negativamente em aldeias de todo país. “Nesse século 21, infelizmente, ainda enfrentamos esses desafios. O projeto vai tirar a demarcação das nossas terras”, lamenta.

A manifestação começou às 13 horas e deve ser realizada novamente nesta quarta-feira, 30, com barracas, caixas de som e ações ligadas à cultura indígena. “Vamos explicar para o pessoal o que está acontecendo”, cita Leonardo.

Ele ainda cita que a aldeia Yvyju Guarani tem dialogado com a Defensoria Pública e Ministério Público Federal para buscar apoio.

Na última quarta-feira, 23, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o parecer de Arthur Maia (DEM-BA) sobre a proposta que visa alterar o processo de demarcação de terras indígenas no Brasil.

Para ser aprovada, de fato, a matéria ainda precisa passar por outras análises da CCJ e pelos plenários da Câmara e do Senado Federal.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo