VÍDEO – Joinvilense faz sucesso no TikTok compartilhando reforma de casa antiga

Vídeos da reforma chegam a até 600 mil visualizações

VÍDEO – Joinvilense faz sucesso no TikTok compartilhando reforma de casa antiga

Vídeos da reforma chegam a até 600 mil visualizações

Yasmim Eble

Aos 24 anos, o joinvilense Christian Tromm precisou se reinventar após diversos obstáculos em sua vida. A bagagem e os novos momentos o levaram a compartilhar nas redes sociais como encontrou seu novo lar: uma casa abandonada há dois anos, localizada no bairro Pirabeiraba, em Joinville, e que será totalmente reformada por ele. 

Os vídeos chegam a até 600 mil visualizações no TikTok e até 50 mil visualizações no Instagram, principais plataformas onde ele compartilha o dia a dia e as mudanças feitas na casa. Para Christian, morar em uma casa antiga nunca passou pela sua mente. 

@decorei__COMO TUDO COMEÇOU♬ som original – Christian Tromm

A casa na verdade que me achou. Eu não imaginava morar em um lugar do jeito que estava, caindo aos pedaços”, relembra. Após conversar com os pais, a ideia surgiu e parecia ser, no mínimo, maluca. O joinvilense estava procurando um local para morar, mas, além disso, procurava por um espaço de marcenaria e um bom quintal para a cachorra. 

Para ele, a casa estava lá, parada, sem ninguém a fim de colocar a mão na massa. “Então eu me atirei com tudo, conversei com os donos, fizemos um contrato de permuta, onde parte do valor do aluguel se reverte em reformas”, explica ele que é marceneiro e empresário. 

@decorei__ ALUGUEI UMA CASA ANTIGA Q ESTAVA ABANDONA ( sim, falei com o proprietário e está tudo em contrato, ele não tinha recursos pra mexer na casa, que está precisando de muita reforma. então, fizemos um acordo e agora estou aqui… ) #reforma #diy ♬ som original – Christian Tromm

As aventuras começaram em outubro de 2021. Com isso, Christian achou uma boa ideia gerar todo o conteúdo para as redes sociais. No TikTok, os vídeos acumulam milhares de visualizações e curtidas. 

Antes da reforma

Para entender como Christian achou seu lar é necessário compreender as mudanças em sua vida, que começaram em 2019. Por sua orientação sexual, foi expulso de casa e iniciou uma nova fase em Jaraguá do Sul, com o antigo parceiro. 

“Nasci em família alemã, tradicional e cristã. O fato de ser gay sempre foi um desafio e tanto, me fazendo desejar mais ainda ter meu próprio cantinho”, conta o joinvilense. 

Para ele, foi assustador de início sair da cidade natal. Foram diversos desafios, noites mal dormidas e com as contas apertadas. Mesmo com tudo isso, Christian não se arrepende de nada e, para ele, tudo que viveu está sendo convertido como experiência e aprendizado. 

Atualmente o joinvilense também tem um bom convívio com os pais. Ele relata que jamais vai culpar ou condenar nenhum deles. “Eles são minha família e eu os amo muito. Eu sei que eles sempre queriam o meu melhor”, completa. 

Christian ainda afirma que voltar para Joinville está sendo mais difícil do que morar fora. “A reforma da casa, família pegando no pé e se habituar de novo a cidade é desafiador”. 

Cômodo por cômodo

O sonho de Christian iniciou no final do ano passado e com ele a jornada para contar os detalhes da reforma. No entanto, nem tudo são flores. Para o joinvilense, as maiores dificuldades são a falta de tempo e o dinheiro. 

“Reforma é algo que nunca acaba, mas estou tornando a casa habitável, para depois transformá-la em um lar aconchegante”, conta. Na parte externa, ele já realizou a maioria dos trabalhos. 

Ainda faltam alguns detalhes para deixar a área mais verde com plantas e flores. Já na área interna as coisas estão mais devagar. Estão sendo realizados todos os reparos de acabamento, pintura de paredes, lixamento e troca de assoalho. O local também terá um galpão para que ele possa fazer as peças em madeira de sua loja.

As etapas requerem mais tempo e atenção, além de desembolsar mais dinheiro para os materiais. Já a reforma é praticamente feita por ele. “Meus pais me dão apoio, me ajudam em dias que não dou conta de tudo, mas é quase tudo sozinho”, relata. 

@decorei__ MAIS UMA ETAPA DA CASA FEITA #DIY #reforma #joinville #morarsozinho #fazenda ♬ som original – Christian Tromm

O joinvilense também realiza mutirões com ele e os pais para mexer em determinados locais da casa. Christian também ganha alguns itens, como móveis internos até bichinhos para a pequena fazenda e plantas para o quintal. 

A ajuda vem de todos os lados e várias formas. “É assim que vou transformar essa casa no meu lar. Quero entrar nela e me sentir bem, em paz”, completa. 

Paixão pela marcenaria

A força para fazer a reforma do zero vem da bagagem que Christian tem na marcenaria. O joinvilense tem uma loja de artigos que iniciou sem querer, vendendo uma rena de madeira para um amigo. “Depois outros também quiseram e comecei a fazer. Isso tudo na marcenaria do meu avô”, conta. 

Aos 18 anos, Christian era o faxineiro no local. “Depois disso comecei a fazer produtos com os materiais de sobra da marcenaria, sempre no meu tempo livre. Tempo depois iniciei em feiras e no Instagram”, explica. 

Os produtos são ligados a decoração e design de interiores. Os pedidos são normalmente feitos de acordo com a vontade dos clientes. Ele monta um projeto e coloca no catálogo. “Sempre que vejo alguma peça em loja ou nas redes sociais e acho legal, eu tento recriá-la. Sempre dando um toque especial e autêntico”, relata. 

Christian acrescenta que às vezes até mesmo sonha com as ideias e ao acordar coloca no papel, desenvolvendo-a em seguida. Alinhado a questão profissional e pessoal, o joinvilense entende que muitos desafios estão por vir. 

No entanto, por começar de baixo, ele não tem medo de pedir ajuda e opiniões. Segundo Christian, o medo de fracassar sempre estará ali, mas o pior é nem tentar. “O desânimo vem, o cansaço bate e muitas vezes caímos e está tudo certo, mas desistir? Jamais”, finaliza.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo