VÍDEO – Joinville envia comboio para ajuda humanitária em Guaíba após inundações no RS

Prefeitura encaminhou máquinas, caminhões e mobiliário escolar para município gaúcho

VÍDEO – Joinville envia comboio para ajuda humanitária em Guaíba após inundações no RS

Prefeitura encaminhou máquinas, caminhões e mobiliário escolar para município gaúcho

Redação O Município Joinville

Nesta quarta-feira, 29, um comboio formado por cinco caminhões-caçamba, duas máquinas retroescavadeiras, um caminhão-tanque dos Bombeiros Voluntários, uma carreta e uma carreta bitrem, além de servidores públicos e trabalhadores terceirizados que prestam serviço ao município de Joinville, seguiu viagem com direção ao município de Guaíba (RS).

“Essa ação faz parte de uma campanha de Santa Catarina em que vários prefeitos assumiram a ajuda específica para algumas cidades, e Joinville está apoiando Guaíba, ajudando com a Defesa Civil e Assistência Social. Na parte da Educação e Infraestrutura, mandamos equipes que verificaram as necessidades. Então, hoje, estamos mandando esse comboio de ajuda humanitária”, explica o prefeito Adriano Silva (Novo).

O grupo deve chegar ao Rio Grande do Sul no início da noite desta quarta-feira. A distância entre Joinville e Guaíba supera 600 quilômetros. Entre os principais objetivos está a limpeza de ruas com a retirada dos entulhos. São materiais que estão sendo retirados de dentro dos imóveis atingidos pela enchente e que não podem mais ser utilizados por ficarem extremamente danificados.

Outra ação prioritária neste momento é a distribuição dos materiais escolares que estão sendo encaminhados para restabelecer a normalidade em escolas municipais. Um levantamento feito em Guaíba apontou que, pelo menos, seis escolas foram atingidas pela chuva, cinco delas com mais gravidade.

Por esse motivo, a Secretaria de Educação de Joinville está enviando ao município de Guaíba carretas carregadas com carteiras e cadeiras escolares, armários, além de itens para cozinha.

A equipe de Joinville que está em deslocamento para Guaíba é composta por servidores da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública, por meio da Defesa Civil, e da Secretaria de Infraestrutura Urbana, que disponibilizou máquinas e caminhões de contratos joinvilenses para auxiliar Guaíba, além da Secretaria de Comunicação, que, além dos registros oficiais que serão anexados na documentação de prestação de contas, também poderá auxiliar com questões administrativas. Os Bombeiros Voluntários de Joinville vão auxiliar na limpeza das ruas depois que os entulhos forem recolhidos.

Como uma maneira de confortar também as crianças, em um dos caminhões estão sendo levados brinquedos arrecadados pela igreja Onda Dura.

“As nossas equipes em duas frentes já estiveram na cidade de Guaíba e prestaram apoio técnico que continua. Agora, nessa fase, estamos indo com maquinários, caminhões e materiais para reequipar as escolas. Verificamos junto com os representantes de Guaíba que essas eram as principais demandas deles que nós poderíamos ajudar”, detalha o secretário de Proteção Civil e Segurança Pública, Paulo Rogério Rigo.

Guaíba é uma cidade que fica na região metropolitana de Porto Alegre. É banhada pelas águas do rio Guaíba e tem 95 mil habitantes. O número de pessoas afetadas diretamente pela enchente é de 38,3 mil.

Veja fotos e o vídeo do comboio:

Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação
Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação
Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação
Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação
Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação

Leia também:
1. Câmara dos Deputados aprova imposto para compras internacionais de até 50 dólares
2. Confira a nova tarifa dos pedágios de Araquari e Garuva
3. Frio em Joinville: saiba como fica tempo nesta quarta-feira
4. Mega-Sena 2730: dez apostas de Joinville acertam a quadra
5. Dublador do Buzz Lightyear, Guilherme Briggs é confirmado na SuperXP 2024 em Joinville


Assista agora mesmo!

Taiwanesa achou que cemitério de Joinville era um parque:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo