VÍDEO – Mais de 230 baleias-francas visitam costa catarinense para reprodução
Objetivo do monitoramento é realizar o censo das baleias
Objetivo do monitoramento é realizar o censo das baleias
Centenas de baleias foram observadas entre domingo, 4, e segunda-feira, 5, na costa catarinense. Os resultados preliminares do 1º monitoramento aéreo da temporada 2022 constataram que mais de 230 baleias-francas estão visitando o litoral para reprodução e o cuidado dos filhotes.
“Os resultados preliminares apontaram a presença de 233 baleias-francas na região, um número que nos surpreendeu e foi além da previsão da equipe técnica envolvida”, afirma Gilberto Ougo, oceanógrafo da Acquaplan e coordenador do monitoramento do Porto de Imbituba.
O sobrevoo percorreu toda a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, desde a praia do Campeche, em Florianópolis, até Balneário Rincão, estendendo-se até a ilha dos Lobos, no Rio Grande do Sul. A iniciativa é parte do Programa de Monitoramento de Cetáceos, realizado pela SCPar Porto de Imbituba e executado pela Acquaplan.
O sobrevoo teve de ser realizado em dois dias, devido à grande quantidade de baleias que já vinham sendo avistadas pelas equipes do monitoramento terrestre desde julho e a histórica expectativa de um maior número de baleias agora em setembro, pico da temporada.
As áreas de maior concentração dos cetáceos foram em Imbituba, Garopaba e Palhoça. A maioria dos animais vistos são pares de fêmeas com filhotes, mas foram encontrados três filhotes semi-albinos.
O objetivo do sobrevoo é realizar o censo das baleias, registros fotográficos para identificação e análise da distribuição da espécie na Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca. A equipe que participou da coleta de dados aéreos foi composta por dois biólogos e um oceanógrafo.
O Programa de Monitoramento do Porto de Imbituba está em sua 14ª edição e segue com o monitoramento terrestre até 30 de novembro, quando termina a temporada e está previsto o último sobrevoo.
De acordo com Camila Amorim, oceanógrafa da SCPAR Porto de Imbituba, “a predominância de baleias na região da Imbituba reforça a relevância ecológica da área para a espécie e, consequentemente, da continuidade das ações de monitoramento, que geram informações importantes para subsidiar medidas de conservação desses animais e dos ecossistemas costeiros”.
Leia também:
– Saiba tudo sobre as Eleições 2022
– Hemosc de Joinville tem baixo estoque de dois tipos de sangue; veja como doar
– Câmara de Vereadores de Joinville aprova volta das bisnagas de maionese e ketchup às lanchonetes
– Fenarreco 2022: confira programação, preços e atrações da festa em Brusque
– VÍDEO – Casarão da família Karsten tem detalhes que revelam origem da empresa e história do têxtil na região
– Assista agora:
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização