VÍDEO: manifestação em apoio a vereadora Ana Lúcia é realizada no Centro de Joinville
De acordo com uma participante, cerca de 300 pessoas se reuniram na Praça da Bandeira
No Dia da Consciência Negra, quem passou pela Praça da Bandeira no fim da tarde desta sexta-feira, 20, pôde ouvir gritos e poemas que falavam sobre o racismo em Joinville. Uma manifestação foi realizada por volta das 18 horas, no Centro da cidade, para prestar apoio e solidariedade a vereadora eleita Ana Lúcia Martins (PT), que foi ameaçada de morte na última segunda-feira, 16.
No ato, também foram mencionados outros casos de racismo. Entre eles, João Alberto Silveira Freitas, um homem negro que foi espancado até a morte por dois seguranças de uma unidade do Carrefour, em Porto Alegre (RS), nesta sexta-feira.
Além dos sentimentos de dor e tristeza que essas ocorrências trazem a tona, a manifestação também sofreu com o desrespeito. De acordo com alguns manifestantes, um jovem teria debochado do ato enquanto fazia um vídeo.
Apesar do ocorrido, diversas entidades sociais e partidos políticos fizeram manifestações de apoio e participaram do ato marcado pelo Movimento Negro Maria Laura. De acordo com uma participante que preferiu não se identificar, havia cerca de 300 pessoas reunidas no local. Foi orientado que todos usassem máscara e mantivessem o distanciamento social.