Reprodução
VÍDEO – Manifestantes queimam pneus em protesto contra demolição de casas em área ambiental de Joinville
Corpo de Bombeiros e Polícia Militar foram acionados para a manifestação
Moradores do bairro Ulisses Guimarães, em Joinville, realizaram uma manifestação na tarde do último domingo, 21, contra a demolição de casas irregulares construídas em uma área de proteção ambiental na região. Os manifestantes atearam fogo em pneus e obstruíram trechos da rua Dilson Funaro.
Segundo Osvaldo França, integrante do Movimento pela Moradia em Joinville, que esteve presente no protesto, o caso de desocupação no bairro Ulisses Guimarães começou em julho, quando a prefeitura derrubou 11 casas. Na época, houve um acordo de que não haveria mais demolições, mas o processo de ameaça de novas derrubadas voltou nos últimos dias, o que motivou a manifestação.
“Ali é uma área ambiental com uma ocupação irregular, e a prefeitura está com uma política de retirar todo mundo de lá. O problema é que ali há muitas famílias pobres, crianças e mulheres grávidas que precisam ser realocadas. Não dá para passar o trator por cima”, disse.
Por conta do incêndio nos pneus e do bloqueio da via, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar foram acionados. Vídeos divulgados nas redes sociais mostram que os policiais dispararam balas de borracha e utilizaram gás de efeito moral para dispersar os manifestantes.
O protesto terminou no domingo, e a rua Dilson Funaro foi desobstruída, com o trânsito fluindo normalmente nesta segunda-feira, 22. Não foram divulgadas informações sobre feridos.
Assista ao vídeo
Assista agora mesmo!
Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba: