X
X

Buscar

VÍDEO – Moradores queimam entulhos e interditam via em protesto no Ulysses Guimarães, em Joinville

Ato foi motivado pro demolição de casas populares no bairro

Moradores interditaram a rua Dilson Funaro, no bairro Ulysses Guimarães, em frente ao Mercado Vizinhão, em Joinville, no fim da tarde desta quinta-feira, 31, em protesto pela demolição de casas populares.

A demolição de casas populares acontece no loteamento José Loureiro. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar foram acionados.

Assista ao vídeo

A Prefeitura de Joinville se manifestou em nota que “cabe ao Poder Público promover ações para evitar a ocupação irregular de áreas públicas e preservar as chamadas Áreas de Preservação Permanente (APP)”, que é o caso dessas residências no Ulysses Guimarães, que estavam em uma área de mangue.

Confira a nota completa da prefeitura

A Prefeitura de Joinville informa que, de acordo com o Decreto 36.070/2019, cabe ao Poder Público promover ações para evitar a ocupação irregular de áreas públicas e preservar as chamadas Áreas de Preservação Permanente (APP).

Desta forma, a Guarda Municipal e os fiscais da Secretaria de Meio Ambiente realizam rondas frequentes para evitar terraplanagem, ou descarte irregular de resíduos que possam ser usados para aterrar áreas como manguezais.

Após identificar construções irregulares no Loteamento José Loureiro, as equipes da Prefeitura organizaram uma ação em parceria com outros órgãos como a Polícia Militar, Celesc e Companhia Águas de Joinville, com o objetivo de garantir a preservação de uma área de mangue.

Foram identificadas construções já em estágio avançado e outras em fase de fundação.

Os imóveis não estavam ocupados e não possuem autorização para construção. Por este motivo, em uma ação coordenada, as construções irregulares foram demolidas, seguindo a legislação vigente.

Importante ressaltar que caso os responsáveis pelas construções sejam identificados, poderão ser notificados por crime ambiental. Além disso, caso tenha necessidade, as equipes da Secretaria de Habitação e Assistência Social darão apoio no atendimento dos envolvidos.

Também vale ressaltar que a abertura ou comercialização de lotes em Áreas de Preservação Permanente é uma prática ilegal.

Leia também:

1. VÍDEO – Fala de deputado Nikolas Ferreira sobre mulheres trans é usada em apresentação do Festival de Dança de Joinville
2. VÍDEO – Veja como foi espetáculo gratuito do Bolshoi apresentado em São Francisco do Sul
3. Empresa divulga nota de esclarecimento sobre incêndio em Joinville
4. Celesc inaugura subestações em Joinville e lança programa que beneficia famílias de baixa renda
5. Carnê para pagamento da taxa de lixo em Joinville está disponível em formato digital


Assista agora mesmo!

Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba: