VÍDEO – Nova rotatória da rua Marquês de Olinda confunde condutores; entenda mudança

Há sinalização de "pare" em ambas as vias do cruzamento

VÍDEO – Nova rotatória da rua Marquês de Olinda confunde condutores; entenda mudança

Há sinalização de "pare" em ambas as vias do cruzamento

Fernanda Silva

Implantada nesta quarta-feira, 25, a nova rotatória entre as ruas Marquês de Olinda e João Pessoa, no bairro Santo Antônio, tem deixado condutores confusos. Isso porque há sinalização de “pare” em todo o cruzamento e não fica claro qual seria a preferencial do trânsito no local.

Sinalização de “pare” na rua Marquês de Olinda | Foto: Fernanda Silva/O Município Joinville

Anteriormente, os motoristas que vinham pela rua João Pessoa precisavam parar na via, olhar para os lados e, então, cruzar a Marquês. Agora, segundo nova sinalização, os veículos que passam por ambas as ruas precisam parar.

Para o gerente Marcos Miranda, que trabalha em um estabelecimento em frente à rotatória, o trânsito ficou melhor após a implantação. Ele opina que seria mais fácil se houvesse a preferencial, mas como não é o caso, todos precisam parar e, se necessário, dar a vez.

Ele diz que o que falta é o bom senso dos motoristas. “E a educação no trânsito, porque a rotatória está bem sinalizada. Se diz ‘pare’ é porque você tem que parar e olhar “, afirma.

Enquanto a equipe do jornal O Município Joinville esteve no local, um veículo que vinha na rua João Pessoa e entrava na rotatória precisou parar, na metade do caminho, porque veículos que vinham pela Marquês de Olinda não deram espaço para a passagem do carro. Marcos usou o momento para exemplificar a sua fala. “Podiam dar a vez para o motorista”, opina.

Segundo a Prefeitura de Joinville, a preferencial na rotatória é de quem trafega na rua Marquês de Olinda. 

Veículo Renault sai da rua João Pessoa para entrar na rotatória | Foto: Fernanda Silva/O Município Joinville
Fiorino trafega na Marquês de Olinda enquanto Renault espera, apesar de já ter atravessado a sinalização de “pare” | Foto: Fernanda Silva/O Município Joinville
Renault consegue atravessar a via após a passagem de carros pela Marquês de Olinda, apesar de não haver preferencial | Foto: Fernanda Silva/O Município Joinville

Para Marcos, o que poderia de fato melhorar a mobilidade local, principalmente em horários de pico, seria a instalação de semáforos. O fluxo poderia ficar mais lento, reflete, por conta do tempo de fechamento do semáforo, porém, os motoristas respeitariam melhor a sinalização.

Porém, após a realização dos estudos de mobilidade, a implantação de um semáforo no local foi descartada em função da retenção de tráfego que iria gerar, principalmente nos momentos com menor fluxo. Neste caso, segundo a prefeitura, a rotatória se apresenta como a forma mais segura de realizar conversões.

Motivo da mudança

Segundo a Prefeitura de Joinville, a mudança é resultado de estudos de tráfego realizados na região, que apresenta registro de movimento intenso de veículos para conversão.

“Esta é uma região muito importante para o deslocamento das pessoas, sobretudo por ser a via de acesso ao Pronto Atendimento (PA) Norte”, destaca Marcel Virmond Vieira, secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável de Joinville (Sepud).

Ciclovias e faixas de pedestres foram recuadas para evitar acidentes no local. Equipes técnicas da Sepud e do Departamento de Trânsito de Joinville (Detrans) seguirão acompanhando a mudança.

“Por solicitação do prefeito Adriano Silva, para minimizar o impacto das mudanças realizadas nas vias, estamos elaborando um novo modelo de plano de implantação, prevendo comunicação antecipada e também a orientação aos motoristas”, sinaliza Marcel.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo