VÍDEO: polícia cumpre mandados contra furto de caixas eletrônicos em Joinville e região
Foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão e outros três de prisão temporária em Joinville, Balneário Barra do Sul e Barra Velha
Nesta quarta-feira, 18, a Polícia Civil iniciou a Operação “Xeque Mate” para busca e apreensão contra grupo que pratica furto a caixas eletrônicos e lavagem de dinheiro. Foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão e outros três de prisão preventiva em Joinville, Balneário Barra do Sul e Barra Velha.
A ação está sendo realizada pela Delegacia de Lavagem de Dinheiro, da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic). A investigação apontou que um grupo criminoso catarinense, cujo líder era conhecido como “rei dos caixeiros”, se dedicava a praticar os crimes por todo o território nacional, exceto Santa Catarina, a fim de não ser investigado, afirma a Polícia Civil.
Inclusive, o delegado diretor da Deic, Luis Felipe Fuentes, comenta que Joinville ficou conhecida por ser a cidade origem dos suspeitos que praticam esse tipo de crime, também conhecidos como “caixeiros.”
Apesar de não atuarem no estado, todo o material proveniente dos crimes era colocado em circulação em cidades catarinenses, por isso, os policiais iniciaram a investigação contra lavagem de dinheiro e ocultação de valores e bens.
O objetivo das medidas cumpridas nesta quarta-feira é a apreensão de documentos capazes de confirmar as hipóteses e verificar a situação dos patrimônios dos acusados e outros bens que não haviam sido identificados, possivelmente em nome de laranjas.
Mandados
A operação apreendeu o total de 15 imóveis, duas empresas, 17 veículos e duas contas bancárias foram bloqueadas nas três cidades do Litoral Norte: Joinville, Barra do Sul e Barra Velha.
As investigações contaram com o suporte técnico do Laboratório de Tecnologia em Lavagem de Dinheiro (Lab-LD) e operacional das demais Delegacias Especializadas da Deic.
Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal
Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar