VÍDEO – Polícia resgata mais de 50 aves silvestres de cativeiro em Joinville
Entre as aves havia espécie ameaçada de extinção
Entre as aves havia espécie ameaçada de extinção
A Polícia Civil resgatou 56 pássaros silvestres de um cativeiro em Joinville na manhã desta terça-feira, 6. Entre as aves havia espécie ameaçada de extinção, alvo de comércio ilegal na região. O bairro onde a operação foi realizada não foi divulgado.
A ação foi resultado de uma investigação que identificou a venda clandestina de aves silvestres, incluindo exemplares de espécies raras e protegidas por lei. As autoridades realizaram diligências em endereço previamente monitorado, onde constataram a presença de gaiolas com aves sem documentação legal, anilhas e armadilha de caça.
Segundo os agentes, a operação visa combater o tráfico de fauna, uma prática criminosa que causa sérios impactos à biodiversidade. As aves apreendidas foram encaminhadas ao Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) para avaliação veterinária e possível reintegração ao habitat natural.
O responsável pela posse e comercialização ilegal responderá por crimes ambientais e receptação qualificada, além de enfrentar penalidades administrativas, conforme prevê a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), Código Penal e regulamentações administrativas.
A operação foi realizada pelo Departamento de Investigações Criminais (DIC) de Joinville em ação conjunta com a Polícia Científica de Joinville (PCI) e o IMA.
Leia também:
1. VÍDEO – Dupla é presa em Joinville durante operação contra lideranças de facção criminosa de SC
2. Ex-ministro demitido após fraude no INSS deixa conselho da Tupy
3. Ingressos para Marcílio Dias e JEC pela Série D começam a ser vendidos
4. “Município Turístico”: Ministério destaca Joinville em mapa do turismo brasileiro
5. Vacinação contra a gripe para grupos prioritários em Joinville encerra nesta semana
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: