+

VÍDEO – Prefeito diz que Joinville tem apenas 15% de estrutura disponível contra a Covid-19

Adriano afirma que cenário poderia ser mais grave sem vacinação

VÍDEO – Prefeito diz que Joinville tem apenas 15% de estrutura disponível contra a Covid-19

Adriano afirma que cenário poderia ser mais grave sem vacinação

Fernanda Silva

Por conta do aumento do número de casos ativos e internações causadas pela Covid-19, o prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), realizou nesta sexta-feira, 27, um pronunciamento sobre o atual cenário da pandemia na cidade.

Atualmente, a cidade conta com mais de 1,7 mil casos ativos. Segundo o prefeito, hoje, a estrutura da saúde joinvilense está preparada para receber, no máximo, 2 mil casos ativos. Ou seja, 85% do sistema de saúde está comprometido e 15% ainda pode atender novos pacientes.

“Com a evolução do número de casos, resultante da circulação da variante delta em nossa região, estamos em um patamar de alerta. […] “Embora a taxa de mortalidade esteja bem menor que a de março,  há um crescimento na ocupação hospitalar de UTIs”, diz Adriano.

Por isso, nesta quinta-feira, 26, foram retomados o gabinete de crise e comitês de estratégia contra a pandemia. O prefeito afirma que as equipes têm acompanhado diariamente o número de casos, que serão os norteadores para tomadas de decisão.

Vacinação

Em seu pronunciamento, o prefeito também destacou a importância da vacinação da população. “Avanço da vacinação é fundamental. Ela é a grande estratégia para controlar a Covid-19, e a maior responsável por não estarmos com uma situação ainda mais grave”, afirma.

Até esta sexta-feira, 380.152 moradores de Joinville foram vacinados. Isso representa 62,8% da população, estimada em 604.708, considerando a nova atualização do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Porém, nem todos estão com o esquema vacinal completo.

Apenas 152.910 pessoas estão com o completaram a vacinação, ou seja, 25,2% das pessoas já tomaram a segunda dose ou, ainda, o imunizante de dose única. Enquanto isso, 227.242 (37,5%) ainda precisam tomar o reforço da vacina.

O prefeito incentivou que a população tome a vacina contra a Covid-19 e, ainda, que as pessoas com a segunda dose marcada, compareçam para completar o esquema vacinal. Adriano também destacou a necessidade da continuação do uso de máscara, higienização das mãos e, principalmente, que os moradores evitem aglomerações e encontros sociais.

Aos que tiverem sinais de gripe, o prefeito pediu atenção, que seja evitada a circulação e que seja procurado o atendimento médico, já que há possibilidade dos sintomas serem da Covid-19.

Restrições

“Sei que estamos todos cansados de conviver com a Covid-19 e com a esperança que logo a nossa vida volte ao normal. Mas ainda não é hora de relaxar, e nem de abrir mão dos cuidados”, diz Adriano.

Ele afirma que a volta de restrições e proibições da circulação de dependem da colaboração da população e, consequentemente, da diminuição de casos ativos.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo