VÍDEO: quatro estabelecimentos de Joinville são multados por aglomeração
Festa em casa de eventos causou revolta nas redes sociais
Festa em casa de eventos causou revolta nas redes sociais
A Prefeitura de Joinville vai multar quatro estabelecimentos que descumpriram as medidas restritivas para contenção da pandemia da Covid-19, durante o último fim de semana.
As quatro denúncias foram recebidas pela Vigilância Sanitária nesta segunda-feira, 5, e também constatadas pelo órgão por meio das redes sociais.
Uma das situações de descumprimento ocorreu em um estabelecimento religioso, no bairro Bom Retiro, onde a lotação de público estava superior aos 50% permitidos pelo decreto em vigência.
Nos bairros Aventureiro e Anita Garibaldi, estabelecimentos promoveram festas com aglomeração de público, pista de dança, pessoas sem utilização de máscara e falta de distanciamento de 1,5 metro.
Já no bairro Saguaçu, uma lanchonete ultrapassou o limite de horário estabelecido, com atendimento a clientes até 1h da manhã e também com lotação acima dos 50% permitidos.
As infrações são consideradas graves. Os estabelecimentos serão multados em R$ 6 mil e terão as atividades suspensas por de 48 horas, durante o seu período de funcionamento.
Em caso de novas reincidências, os locais estarão sujeitos a multas de até R$ 21 mil e poderão ser interditados até o final da pandemia.
As denúncias podem ser realizadas pelo serviço Web e Ligue-Saúde, (47) 3481-5165 ou Polícia Militar (190).
Na noite de domingo, 4, centenas de usuários nas redes sociais comentaram sobre a festa realizada na Otto Music Park, um dos locais multados pela prefeitura.
No Twitter, uma usuária fez um comentário irônico sobre a chegada da vacina em Joinville, especificamente no estabelecimento da festa. Até o momento, o vídeo tem 36 mil visualizações e mais de 1.500 curtidas.
https://twitter.com/_ThaliitaHelena/status/1312939154800508929
O evento também causou revolta nas redes.
Meu Deus eu NÃO QUERO reclamar do q tá acontecendo na fábrica Otto, eu quero q esse vírus SUMA e q td mundo possa se divertir dnv, q eu n fique mais angustiada vendo td isso, e q a glr sem noção possa fazer oq quiser sem comprometer a vida alheia!!!!!!
— annabel (@annabelmachadoo) October 5, 2020
No Instagram, diversas pessoas publicaram stories enquanto estavam na festa. Nos vídeos, há aglomerações, as pessoas não usam máscara e não mantém o distanciamento social de 1,5 metro.
Em nota oficial, a Otto Music Park diz que “é uma casa de eventos que tem capacidade de público para 2.040 pessoas, com a pandemia do novo coronavirus teve sua atividade parada desde março deste ano. A casa conseguiu se reinventar e começou a abrir aos sábados como barzinho com música ao vivo cumprindo todas a diretrizes estipuladas pelos órgãos fiscalizadores e regras da COES e OMS”, diz.
No documento, que é assinado por Diego Marcos de Oliveira, sócio do local, o estabelecimento afirma que “no último domingo, às 15 horas, iniciou-se o atendimento normal, mas devido à grande quantidade de público que procurou a casa, as 100 mesas disponibilizadas (400 lugares -respeitando o disposto no art. 6°, I do DECRETO Nº 39.465, de 29 de setembro de 2020) foram rapidamente preenchidas, devido à chuva houve maior concentração de pessoas na parte coberta”.
A Otto Music Park ainda informou que na festa do último domingo, visando dar cumprimento as regras e diretrizes impostas pelos órgãos fiscalizadores, que sempre foram respeitadas pela casa, encerrou as atividades duas horas antes do horário estipulado pelo município.