X
X

Buscar

VÍDEO – Quilombolas fazem barreira em acesso à BR-101, em Joinville, e revoltam manifestantes

Moradores protestaram contra manifestação porque crianças não conseguem ir à escola

No início da tarde desta terça-feira, 1º, moradores do quilombo Caminho Curto fizeram uma barreira na Estrada Fazenda para manifestar contra os bloqueios nas rodovias que se mantêm desde domingo, 30. A rua é uma das principais passagens dos manifestantes de Joinville para a BR-101.

Segundo moradores, o objetivo era manifestar contra o fechamento da rodovia, que impede as crianças da comunidade de irem para a escola. Gorete, liderança do quilombo, conta que nesta segunda-feira, 31, os estudantes precisaram voltar um grande trecho andando, pois o ônibus não conseguia passar. “Eles estão perdendo aula por ignorância desse povo”, lamenta.

Ao chegarem na barreira de barras de madeira no asfalto, os manifestantes passaram por cima, de acordo com relato dos moradores. Para evitar a passagem, alguns quilombolas colocaram fogo nas madeiras. Segundo Gorete, o ato causou revolta dos manifestantes que foram para cima dos moradores, a maioria mulheres.

De acordo com Gorete, os manifestantes teriam ameaçado entrar na comunidade e bater nos moradores. Também teriam proferidos xingamentos como “macaca” e os chamado de “invasores”. A moradora conta que ainda ameaçaram voltar ao local.

Em um dos vídeos, um manifestante diz, “o pau pegou, é isso aí, MST não pode se criar aqui em Joinville”.

Já em outro vídeo é possível ver os próprios manifestantes retirando os colegas do local. De acordo com os moradores, a polícia foi chamada mas apenas passou em frente ao local. A reportagem entrou em contato com a Polícia Militar, que afirma não ter informações sobre o caso até o momento.

Assista ao vídeo:

– Assista agora:
Novos cabelos, aréolas e sobrancelhas: projetos elevam autoestima de vítimas do câncer de mama em Joinville