X
X

Buscar

VÍDEO – Relembre quando Joinville foi cenário de novelas da TV aberta

Telenovelas foram gravadas na década de 70

Na década de 70 e 90, os pontos turísticos da cidade de Joinville serviram de cenários para novelas de grandes sucessos da Rede Globo e da Rede Manchete. Partes da novela Pecado Capital, de 1975, e da novela A História de Ana Raio e Zé Trovão, de 1990, foram gravadas no município.

Pecado Capital

Pecado Capital foi uma telenovela brasileira exibida pela Rede Globo entre 24 de novembro de 1975 e 5 de junho de 1976, com 167 capítulos. A novela foi produzida em situação de emergência por Janete Clair para substituir Roque Santeiro, que teve a exibição censurada em meio a Ditadura Militar instaurada em 1964.

A trama foi um dos maiores sucessos da época e recebeu um remake em 1998, assinado pela escritora Glória Perez. Joinville apareceu apenas na primeira versão da novela, no capítulo 148 exibido no dia 13 de maio de 1976, há 47 anos.

Os cenários utilizados foram a Estação Ferroviária, no Anita Garibaldi, a Alameda Brüstlein, mais conhecida como rua das Palmeiras, e o Anthurium Park Hotel, atualmente utilizado como residencial e que abrigou o Palácio Episcopal de Joinville. A novela e o episódio em que Joinville aparece estão disponíveis na Globoplay, para quem é assinante.

Assista ao vídeo:

Confira os momentos:

Estação Ferroviária aparece em cena do episódio 148. | Crédito: Reprodução/Globo Play
Personagens secundários aparecem na rua Rio Branco, em frente ao atual Museu da Imigração e Colonização de Joinville. | Crédito: Reprodução/Globo Play
Filmagem do Anthurium Parque Hote. Hotel existiu até 2011. Atualmente, local é um residencial chamado Anthurium Palazzo. | Crédito: Reprodução/Globo Play
Trecho filmado na rua das Palmeiras, no Centro. | Crédito: Reprodução/Globo Play
O nome da cidade na Estação Ferroviária | Crédito: Reprodução/Globo Play

Joinville em Ana Raio e Zé Trovão

Já na década de 90, Joinville foi cenário para diversos capítulos da telenovela brasileira “A História de Ana Raio e Zé Trovão”, exibida pela extinta Rede Manchete entre 12 de dezembro de 1990 e 13 de outubro de 1991, no horário das 21h. A novela teve 251 capítulos, sendo a segunda mais longa da emissora.

A novela substituiu Pantanal, o maior sucesso da emissora, e foi escrita por Marcos Caruso e Rita Buzzar. Com a temática ligada a rodeios, a trama conta a história de Ana de Nazaré e o peão Zé Trovão. Joinville aparece a partir do capítulo 189 da novela com cenas em Pirabeiraba e no Hospital Bethesda.

Além da cidade, São Francisco do Sul e Campo Alegre são cenários da novela que conta com uma trama em todo o Sul do país. Em cada cidade visitada, uma caravana da novela passava pelas ruas do local.

Confira os vídeos:


Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba: