VÍDEO – Saiba como foi a última Noite dos Campeões do 38° Festival de Dança de Joinville
Tarde dos Campeões para os bailarinos e bailarinas do Meia Ponta também aconteceu neste sábado
A dança voltou à vida pela última vez no palco principal do Centreventos Cau Hansen na noite deste sábado, 16, com a Noite dos Campeões Senior do 38º Festival de Dança de Joinville. Após 12 dias de evento, o festival chegou ao fim com participações marcantes e muita emoção para bailarinos, bailarinas, coreógrafos e para o público em geral.
Com cerca de 32 apresentações dos campeões das mostras competitivas, o espetáculo começou as 19h e reuniu os primeiros colocados das categorias Balé Clássico de Repertório, Danças Urbanas, Sapateado, Dança Contemporânea, Jazz, Danças Populares Brasileiras, Balé Neoclássico e Danças Populares Internacionais.
As apresentações, que foram apresentadas em duo, solo, conjunto ou variações femininas e masculinas, aconteceram durante toda a noite.
Confira o vídeo:
Uma aparição especial foi feita pela Melhor Bailarina do 37º Festival de Dança de Joinville, de 2019, Natália Antunes com a emocionante coreografia In-Tinerâncias. Além destas apresentações, os vencedores das categorias especiais voltaram ao palco principal neste sábado, 16, para uma participação especial.
Uma esperança
A realização do Festival de Dança de Joinville foi uma semente de esperança para os bailarinos e bailarinas de todo o Brasil. Nesta edição híbrida, cerca de 2.500 inscrições foram recebidas, 206 coreografias apresentadas na Mostra Competitiva e 62 coreografias apresentadas no Meia Ponta.
Foram mais de 150 prêmios entregues aos primeiros, segundos e terceiros lugares em todas as categorias das Mostras Competitivas. Para Jerusa Tenório, da Escola de Ballet e Danças Jerusa Tenório, foi um momento de alegria e de esperança. “Esperei 11 anos para estar preparada para enviar trabalhos para o Festival. Quando soube que haveria edição, mandei meus trabalhos e rezei. O retorno veio e eu quase não pude acreditar que fomos selecionadas. É uma alegria sem tamanho e que me dá esperança para continuar”, disse.
Para Gandhi Tabosa, diretor e coreógrafo do Gandhicats Project, a confirmação da realização do Festival foi motivo para rever os planos. “Vencemos em 2019 e queríamos estar no palco na edição seguinte. Para isso, precisei remontar todo o meu elenco. Perdi bailarinos que saíram da companhia e outros que estavam em projetos diferentes. Falei com amigos, fizemos rifa e brechó para conseguir trazer o grupo”, conta ele, que ensaiou quatro bailarinos de Porto Alegre à distância para compor o elenco.
E a data para o 39º Festival de Dança de Joinville já foi confirmada. Entre os dias 19 a 30 de julho de 2022, Joinville estará novamente respirando dança e arte, desta vez em um cenário melhor e mais esperançoso para todos.
Leia também: Governador Carlos Moisés prestigia a Noite dos Campeões do 38º Festival de Dança de Joinville
Confira os principais vencedores do 38º Festival de Dança de Joinville:
– Prêmio Daniel Camargo – João Massei – Instituto Marco de Dança;
– Prêmio Especial pelo Exemplo de Superação – Corpo de Baile Noara Beltrami;
– Melhor coreógrafo – Danielle Rodrigues, Ballet Paraisópolis;
– Melhor Bailarino – Arthur Wille, ATM Grupo de Formação;
– Melhor Bailarina – Ana Cristina Paulino, Centro de Artes Pavarini;
– Melhor Grupo – Lapidari Companhia de Dança.
Prêmios especiais Meia Ponta:
– Melhor bailarino – Ruan Carlos, do Ballet Clássico Mônica Luiza;
– Melhor bailarina – Sophia Mari, da Lapidari Companhia de Dança;
– Melhor grupo – Companhia de Dança Vera Passos.
Para conferir todos os ganhadores, clique aqui.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube