VÍDEO – Tartaruga-marinha presa em rede é resgatada na Baía da Babitonga
Polícia Militar Ambiental de Joinville foi acionada na sexta-feira
Polícia Militar Ambiental de Joinville foi acionada na sexta-feira
Na tarde de sexta-feira, 24, uma guarnição da Polícia Militar Ambiental de Joinville resgatou uma tartaruga-marinha, em São Francisco do Sul. A equipe realizou o resgate durante o policiamento ambiental para coibir a pesca irregular com redes de emalhar na região da Baía da Babitonga.
Conforme a PMA, os policiais realizavam patrulhamento com embarcação próximo ao porto de São Francisco do Sul. Foi quando identificaram uma tartaruga que, aparentemente, tinha se prendido recentemente na rede, que não possuía nenhuma identificação.
Além do salvamento do animal, também foi feita a apreensão da rede irregular.
“A captura incidental é considerada atualmente a principal ameaça às populações de tartarugas marinhas em todo o mundo. Capturadas incidentalmente em redes de espera ou arrastos, as tartarugas são forçadas a permanecer submersas por muito tempo, não conseguindo subir à superfície para respirar. Se não socorridas a tempo, acabam por morrer afogadas”, alerta a Polícia Militar Ambiental.
“No Brasil, assim como no resto do mundo, pescarias de emalhe, arrastos de camarão e espinhéis em alto mar são algumas das principais modalidades de pesca que interagem com as tartarugas, causando a sua morte”, completa.
Fotos até em velório? No Bar da Zenaide, fotógrafo conta histórias inusitadas de trabalhos já feitos: