VÍDEO – Veja cinco pratos para comer na Festa das Tradições em Joinville
Evento acontece até este domingo
Evento acontece até este domingo
Até às 22h deste domingo, 15, acontece a Festa das Tradições em Joinville. O evento reúne 11 culturas no Expocentro Edmundo Doubrawa através de música, dança e gastronomia. Conheça cinco pratos e três sobremesas servidas no evento, que iniciou nesta quinta-feira, 11.
O Menú Nômade trouxe pratos de três culturas, uma delas é o México. Para homenagear o país, o restaurante propôs o Mexican Fusion harmonizado com o drink Nômade Loco México.
O prato consiste em um crocante de milho, pancetta laqueada no molho tarê acompanhado de sour cream, guacamole, cebola roxa e coentro. Já o drink é feito com tequila, limão taiti, triple sec e gotas de pimenta.
Ancestral à famosa pizza, a pinça romana também é um prato que faz sucesso na Festa das Tradições. O nome pinça vem da forma que é produzida, com o movimento de pinçar a massa antes de assar. Além disso, o prato é hipocalórico, isso porque a massa é fermentada por 48 horas, feita com uma mistura de três farinhas, trigo, soja e arroz.
Cada pinça é montada na hora em diversos sabores.
Oferecida pelo Circolo Italiano Di Joinville, a polenta feita no tacho de ferro é um prato que gera fila de tanta demanda. Ela é fabricada no fogão a lenha em um tacho que produz 700 pedaços de polenta de uma vez.
O prato acompanha da sala, fortaia ou o queijo e a galinha caipira. De sobremesa, o Circolo Italiano serve uma panacota com uma cobertura de frutas.
A cultura brasileira também está representada na Festa das Tradições. Uma das opções é o acarajé, prato típico da Bahia. A massa é feita de feijão e depois frita em azeite de dendê. Dentro desse bolinho vai um creme, vinagrete e camarões. A pimenta é opcional.
Além das bandas e danças alemãs, o cachorro-quente germânico também pode ser apreciado no evento. Com um pão feito sob encomenda e salsinhas assadas, o prato pode ter diversos acompanhamentos, como bacon e parmesão.
Os famosos doces marroquinos podem ser experimentados em uma das barracas da festa. São três opções, o ninho, a trouxinha de frutas vermelhas e o folheado de pistache.
Outra associação cultural presente no evento é a Polska. De origem polonesa, o grupo trouxe a tradicional torta de maçãs, chamada Skarlotka. Antes de ser servido, o açúcar é salpicado por cima do pedaço para trazer a experiência completa do prato.
O evento é organizado pela TS Eventos e realizado pelo Instituto de Promoção Turística e Eventos de Joinville (Promoville), com apoio da Prefeitura de Joinville. Iniciado na quinta-feira, 11, a festa acontece até este domingo, 15.
Segundo Tatiana Silva, organizadora da festa, a receptividade do público foi muito boa. “Todos elogiando a parte cultural, as atividades, ter algo para fazer em família”, ela explica. Adete concorda, ela e o irmão vieram do Pará há 21 anos e formaram famílias. Mas já estavam sentindo falta das tradicionais festas de Joinville.
“Faz muito tempo que não tem uma festa cara de família”, Adete opina. Já a cunhada Carol lembra que vinha à Festa da Tradição com os pais. Nesta quinta-feira, ela levou o filho e o sobrinho para o evento.
Conforme a organizadora Tatiana, a última edição ocorreu em 2013, mas a empresa decidiu retomar o evento. “A nossa cidade é tão rica na parte cultural, para a gente não deixar morrer”, diz Tatiana.
O pai Ivan e o filho Davi estão aproveitando a diversidade cultural do cardápio. Este foi o terceiro dia deles na festa. “Ontem nós fomos na lasanha, no hot dog e hoje vamos na polenta, um pouquinho de cada cultura”, conta o pai.
Além de diversas opções de comidas, vinhos, drinks e oito cervejarias artesanais de Joinville marcam presença no evento.
A Festa das Tradições deve se repetir em 2024 e entrar para o calendário anual municipal de Joinville. Entretanto, Tatiana adianta que o evento deve ser em maio.
Ver essa foto no Instagram
PIZZA FIT DE FRIGIDEIRA: GOSTOSA E RÁPIDA: