+

VÍDEO – Veja cinco pratos para comer na Festa das Tradições em Joinville

Evento acontece até este domingo

VÍDEO – Veja cinco pratos para comer na Festa das Tradições em Joinville

Evento acontece até este domingo

Isabel Lima

Até às 22h deste domingo, 15, acontece a Festa das Tradições em Joinville. O evento reúne 11 culturas no Expocentro Edmundo Doubrawa através de música, dança e gastronomia. Conheça cinco pratos e três sobremesas servidas no evento, que iniciou nesta quinta-feira, 11.

Mexican Fusion

Isabel Lima/O Município Joinville

O Menú Nômade trouxe pratos de três culturas, uma delas é o México. Para homenagear o país, o restaurante propôs o Mexican Fusion harmonizado com o drink Nômade Loco México.

O prato consiste em um crocante de milho, pancetta laqueada no molho tarê acompanhado de sour cream, guacamole, cebola roxa e coentro. Já o drink é feito com tequila, limão taiti, triple sec e gotas de pimenta.

Pinça Romana

Isabel Lima/O Município Joinville

Ancestral à famosa pizza, a pinça romana também é um prato que faz sucesso na Festa das Tradições. O nome pinça vem da forma que é produzida, com o movimento de pinçar a massa antes de assar. Além disso, o prato é hipocalórico, isso porque a massa é fermentada por 48 horas, feita com uma mistura de três farinhas, trigo, soja e arroz.

Cada pinça é montada na hora em diversos sabores.

Polenta com galinha caipira

Isabel Lima/O Município Joinville

Oferecida pelo Circolo Italiano Di Joinville, a polenta feita no tacho de ferro é um prato que gera fila de tanta demanda. Ela é fabricada no fogão a lenha em um tacho que produz 700 pedaços de polenta de uma vez.

O prato acompanha da sala, fortaia ou o queijo e a galinha caipira. De sobremesa, o Circolo Italiano serve uma panacota com uma cobertura de frutas.

Acarajé e cachorro-quente alemão

Isabel Lima/O Município Joinville

A cultura brasileira também está representada na Festa das Tradições. Uma das opções é o acarajé, prato típico da Bahia. A massa é feita de feijão e depois frita em azeite de dendê. Dentro desse bolinho vai um creme, vinagrete e camarões. A pimenta é opcional.

Além das bandas e danças alemãs, o cachorro-quente germânico também pode ser apreciado no evento. Com um pão feito sob encomenda e salsinhas assadas, o prato pode ter diversos acompanhamentos, como bacon e parmesão.

Doces marroquinos e torta polonesa

Isabel Lima/O Município Joinville

Os famosos doces marroquinos podem ser experimentados em uma das barracas da festa. São três opções, o ninho, a trouxinha de frutas vermelhas e o folheado de pistache.

Outra associação cultural presente no evento é a Polska. De origem polonesa, o grupo trouxe a tradicional torta de maçãs, chamada Skarlotka. Antes de ser servido, o açúcar é salpicado por cima do pedaço para trazer a experiência completa do prato.

Isabel Lima/O Município Joinville

Festa das Tradições 2023

O evento é organizado pela TS Eventos e realizado pelo Instituto de Promoção Turística e Eventos de Joinville (Promoville), com apoio da Prefeitura de Joinville. Iniciado na quinta-feira, 11, a festa acontece até este domingo, 15.

Isabel Lima/O Município Joinville

Segundo Tatiana Silva, organizadora da festa, a receptividade do público foi muito boa. “Todos elogiando a parte cultural, as atividades, ter algo para fazer em família”, ela explica. Adete concorda, ela e o irmão vieram do Pará há 21 anos e formaram famílias. Mas já estavam sentindo falta das tradicionais festas de Joinville.

Adete, Carol e famílias | Foto: Isabel Lima/O Município Joinville

“Faz muito tempo que não tem uma festa cara de família”, Adete opina. Já a cunhada Carol lembra que vinha à Festa da Tradição com os pais. Nesta quinta-feira, ela levou o filho e o sobrinho para o evento.

Conforme a organizadora Tatiana, a última edição ocorreu em 2013, mas a empresa decidiu retomar o evento. “A nossa cidade é tão rica na parte cultural, para a gente não deixar morrer”, diz Tatiana.

O pai Ivan e o filho Davi estão aproveitando a diversidade cultural do cardápio. Este foi o terceiro dia deles na festa. “Ontem nós fomos na lasanha, no hot dog e hoje vamos na polenta, um pouquinho de cada cultura”, conta o pai.

Ivan e o filho Davi | Foto: Isabel Lima/O Município Joinville

Além de diversas opções de comidas, vinhos, drinks e oito cervejarias artesanais de Joinville marcam presença no evento.

A Festa das Tradições deve se repetir em 2024 e entrar para o calendário anual municipal de Joinville. Entretanto, Tatiana adianta que o evento deve ser em maio.

Assista ao vídeo:


Assista agora mesmo!

PIZZA FIT DE FRIGIDEIRA: GOSTOSA E RÁPIDA:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo