X
X

Buscar

VÍDEO – Veja o que sabemos sobre projeto de restauração da SC-418 entre Joinville e Campo Alegre

Duplicação, áreas de escape e teceria faixa estão no planejamento das obras

O projeto de restauração da Serra Dona Francisca (SC-418) foi apresentado pelo governo do estado em fevereiro deste ano. A área, que vai da BR-101, em Joinville, até Campo Alegre terá duplicação de trechos, áreas de escape de serra e a implantação de terceira faixa em outras áreas da rodovia.

Em entrevista ao jornal O Município Joinville, o secretário de Infraestrutura, Thiago Vieira, relata que a obra será feita em três segmentos. “Um dos segmentos, por exemplo, contemplará a duplicação com uma rota de passeio compartilhado com ciclista, na via também serão feitos cinco pontos de retorno”, explica. O trecho da serra, feito de pavimento, comtemplará três áreas de escape.

Uma quarta área de escape está sendo encaminhada junto ao projeto, conforme informações do secretário. Dos pontos que se referem à Serra Dona Francisca, além das áreas de escape, 80% da via terá terceira faixa.

Ilustração das três áreas de escape já programadas na Serra Dona Francisca. | Crédito: Reprodução

Na área que se refere a zona norte de Joinville, será realizada a ligação do elevado, localizado na rótula da Schulz, com as ruas Edmundo Doubrawa e dos Franceses, que se conectam ainda a BR-101.

Da entrada do Perini Business Park até a esquina com as ruas Edmundo Doubrawa e dos Franceses serão duas pistas de cada lado, mais o passeio, com duas faixas de rolamento e a de estacionamento. A obra ainda se estende pelas duas ruas, com início de pista simples.

Já na ligação com a BR-101, o trecho volta a ser duplicado. “Estão previstas quatro faixas de rolamento em quase toda extensão do trecho de 5,8 quilômetros, sendo sendo que alguns trechos contarão com uma quinta faixa para passagem de ônibus”, explica o secretário.

O trecho urbano de Pirabeiraba contará com passeio compartilhado para ciclistas e pedestres com 3 metros de largura e retornos alongados que permitirão o veículo realizar o retorno sem parar. Em toda a via estão projetados passeio e ciclovias.

Estudos de tráfego

Desde 2021, estudos para avaliar o volume de tráfego foram realizados pela empresa Prosul. Questões sobre segurança e aspectos ambientais foram analisados para a construção do projeto.

Os estudos mostram congestionamentos e trânsito impraticável na região urbana da SC-418, próxima da BR-101. Segundo os dados, 13 mil veículos passam por dia pelo trecho. A duplicação da via foi a solução encontrada como melhor solução, além da implantação de uma terceira faixa.

Os pontos onde se concentram os acidentes registrados na SC-418 também foram levantados. Foi constatado que a maioria dos acidentes graves acontecem na região da Serra. Saídas de pista por perda de freio e controle do carro estão na liderança.

Faixas de passeio e novos traçados

Além das áreas de escape e duplicação, também está orçado a implantação de áreas de passeio compartilhados para pedestres e ciclistas em ambos os lados. “O projeto complementa passagens elevadas para que as pessoas possam atravessar a via com segurança”, relata o secretário, de Infraestrutura, Thiago Vieira.

Haverá também cinco pontos de retorno e recuos para uso dos pontos de ônibus, conforme informado pelo secretário. Outra área que receberá mudanças é a região do rio do Júlio, entre os quilômetros 24 e 26.

“Ali consta o maior número de mortes em toda a rodovia e por isso queremos definir novos traçados para quase todas as curvas do local”, relata Thiago. Essa ação, segundo ele, pode reduzir as chances de acidentes.

Confira o vídeo:

Prazos iniciais e investimento

Segundo o secretário, a empresa contratada tem prazo para concluir o projeto até maio deste ano. Após a entrega, o edital de licitação poderá ser lançado pelo governo.

“Nós estamos trabalhando com uma etapa de cada vez, porém queremos estar com a licitação encaminhada até junho deste semestre”, conta o secretário.

A estimativa é que as obras iniciem ainda em 2022, com prazo de conclusão em dois anos. O total do investimento é de R$ 200 milhões para uma área de 44 quilômetros.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube