Vigilância Sanitária alerta farmácias de Joinville após identificar receitas falsas; entenda
Documentos tinham assinaturas falsificadas
Documentos tinham assinaturas falsificadas
A Vigilância Sanitária de Joinville informou na última semana que foram identificadas receitas falsificadas no município e em outros locais do estado.
Diante dos fatos, a Vigilância alerta todos os profissionais farmacêuticos atuantes em farmácias e drogarias para que redobrem a atenção quanto ao recebimento e análise das receitas tipo A (cor amarela), e do tipo B e B2 (cor azul).
As receitas falsas estavam no nome de três médicos, sendo que um deles tinha registro profissional inexistente.
A Vigilância Sanitária de Joinville informa que os outros dois médicos foram devidamente contatados e afirmaram, de forma categórica, que as assinaturas constantes nas receitas são falsificadas.
O órgão orienta que qualquer suspeita de irregularidade seja imediatamente comunicada à Vigilância Sanitária local, a fim de que sejam adotadas as providências legais cabíveis.
“Diante da constatação de indícios de falsificação de documentos oficiais, recomenda-se que todos os estabelecimentos e empresas do setor farmacêutico redobrem a cautela, abstendo-se de aceitar tais receituários para fins de dispensação de medicamentos sujeitos a controle especial”, destaca.
Caso as farmácias identifiquem receitas falsas, a orientação é encaminhá-las à Vigilância Sanitária de Joinville para fins de instrução processual e eventual responsabilização administrativa, civil ou penal dos envolvidos.
Em caso de identificação de receitas com suspeita de falsificação, os estabelecimentos farmacêuticos deverão comunicar imediatamente a Vigilância Sanitária de Joinville, por meio do e-mail [email protected] ou pelo telefone (47) 3481-5148.
Palácio Episcopal foi construído para primeiro bispo de Joinville, inspirado no estilo barroco: