VinVeneto 2025: saiba quando festa da cultura italiana acontece em Joinville

Evento chega à 16ª edição com programação cultural, gastronomia típica, desfiles e oficinas

VinVeneto 2025: saiba quando festa da cultura italiana acontece em Joinville

Evento chega à 16ª edição com programação cultural, gastronomia típica, desfiles e oficinas

Redação O Município Joinville

Foi confirmada as datas da edição de 2025 da VinVeneto, que nasceu com objetivo de preservar e difundir o legado das famílias de origem italiana que ajudaram a construir a cidade e as comunidades vizinhas. O evento acontece de 28 a 31 de agosto, no ExpoCentro Edmundo Doubrawa.

A festa, que mergulha nas tradições e nos sabores herdados da imigração italiana que marcou a história da região, tem entrada gratuita e o slogan “In Agosto l’Italia è qui”.

Ao longo dos anos, o evento se consolidou como um espaço de encontro entre gerações, reunindo música, dança, gastronomia típica e manifestações artísticas.

Entre as atrações mais esperadas está o tombo da polenta, que acontece em todos os dias do evento e já se tornou símbolo da festa. O desfile oficial, com entidades que representam a italianidade local e regional, contará com a presença da Polentopéia, do Grupo Colibri (Rio dos Cedros), do Isola del Sole (Curitiba) e de representantes dos círculos italianos de Jaraguá do Sul, Guaramirim, Schroeder e São Bento do Sul.

A programação também reserva espaço para a literatura. No dia da abertura, haverá o lançamento póstumo do livro de Moacir Luiz Bogo. No dia 29, será a vez de Aylton Bogo apresentar sua obra “O abraço de Joinville: história, emoções e curiosidades sobre o resgate da VinVeneto”, e do lançamento da revista L’Italia è qui, de Elton Stolf, ampliando a conexão da festa com a produção cultural local.

Oficinas de culinária — como A Arte da Massa Natural, La Dolce Vita e a Oficina de Mora —, apresentações de grupos de dança folclórica e atividades para a família, como a Gincana cultural infantil, completam o cardápio de atrações.

“A VinVeneto é um reencontro com as nossas raízes e com a força das tradições que nos formaram. Queremos que todos vivam um pedacinho da Itália aqui em Joinville”, afirma a organização.

Leia também:
1. Obra pode deixar parte de bairro de Joinville sem água nesta terça-feira; confira qual
2. Vereador alerta sobre vida útil limitada do aterro sanitário de Joinville: “oito anos é pouco tempo”
3. Duas cervejas da Opa Bier, de Joinville, recebem prêmio de melhores do mundo
4. Vereador defende que estado assuma gestão do Hospital Municipal São José de Joinville
5. Saiba como drones ajudam trabalho da Secretaria de Segurança de Joinville


Assista agora mesmo!

Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo