X
X

Buscar

Como o Joinville volta para a disputa do Campeonato Catarinense

O Campeonato Catarinense retorna na segunda semana de julho e o Joinville terá muitas mudanças em relação a equipe que foi derrotada pelo Criciúma, na última partida da primeira fase. Pelo menos três titulares foram embora e o Tricolor terá que se reformular para os confrontos diante do Brusque, pelas quartas de final.

O goleiro Ivan e o lateral-esquerdo Gustavo não renovaram seus contratos e junto do atacante Fernandinho, agora na Chapecoense, formam o trio de titulares que deixou o clube. Além deles, o zagueiro/volante Ramirez, o zagueiro Campestrini e os laterais Lucas Sena e Anderson Felippe também não fazem mais parte do plantel tricolor. Por enquanto, apenas o lateral-esquerdo Mayk, ex-Bahia, chegou para reforçar a equipe.

Sem Ivan, a camisa 1 do JEC vai ser disputada por Dalberson e Fabian Volpi. Dalberson está no clube desde o ano passado e se recuperou de lesão nos últimos meses. Já Volpi integrou o plantel que disputou a última Copa SC e, após um período longe do clube, voltou ao JEC durante o estadual. Na lateral, Mayk deve assumir a titularidade, já que as outras opções são improvisar o volante Berg ou apostar no jovem Matheus Marques, da equipe sub-20.

Já Fernandinho é o atleta que o JEC mais deve ter dificuldade de substituir. O ponta era o grande destaque da equipe na competição e o jogador mais agudo do ataque do Joinville. Se seguir o que vinha fazendo na primeira fase, o técnico Fabinho Santos deve dar chance a Romarinho, que, apesar da velocidade, não teve atuações no nível do antigo titular.

No mais, o JEC deve manter a base titular, com Baumer e Charles na zaga, Trindade, Braga e Lucas de Sá no meio, Luquinhas no ataque pelo lado esquerdo e Adriano como referência. Wellington Saci e Lima devem seguir como opções para o decorrer das partidas. A expectativa do clube é trazer pelo menos mais dois reforços para o restante do estadual, dando preferência para um zagueiro.

Taticamente, o time precisa melhorar muito no sistema defensivo. A transição da defesa para o ataque também é outro fator a ser trabalhado por Fabinho Santos. Sem Fernandinho, a missão de conduzir o ataque do Joinville recaí sobre Lucas de Sá. O meia participou de boa parte dos gols da equipe na primeira fase e será fundamental no mata-mata. Resta saber se o JEC que vai voltar será o das boas partidas nas primeiras rodadas do campeonato ou o das partidas ruins do final da primeira fase. Dia 9 de julho teremos a resposta.