X
X

Buscar

“Você que é homem, quer se aposentar mais cedo, vira trans”, diz deputado joinvilense

Kennedy Nunes (PTB) se manifestou nas redes sociais após decisão do TCE-SC

Uma decisão do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE-SC) para considerar o gênero que consta no registro civil no momento da solicitação para aposentadoria de servidores repercutiu entre políticos catarinenses.

O deputado joinvilense Kennedy Nunes (PTB) publicou um vídeo no Instagram sobre a decisão do TCE-SC. “”Você que é homem, quer se aposentar mais cedo, vira trans”, diz.

Bruno Souza (Novo), deputado estadual, também fez um post nas redes sociais. “Se identifique com o gênero que quiser. Porém sua escolha não pode implicar em custos ao resto da população, que pagará pelo fato de você se aposentar mais cedo”.

Decisão do TCE-SC

No início do mês, o TCE-SC, ao julgar uma consulta formulada pelo Instituto de Previdência de Itajaí, sobre a aplicabilidade de regras de aposentadoria em casos de mudança de gênero, entendeu que é necessário um atendimento diferenciado. O caso se referia a uma funcionária que fez transição do gênero masculino para o feminino.

“Para o servidor que tenha realizado alteração de gênero/sexo deverá ser considerado o gênero que está constante no registro civil de pessoa natural (certidão de nascimento) no momento do requerimento do benefício previdenciário. E se a alteração do registro do gênero ocorrer após o requerimento de aposentadoria, a concessão do benefício e a apreciação do ato, para fins de registro, deve observar a nova condição”, diz o TCE-SC.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube