Voluntários da comunidade católica servem jantares no Centro POP de Joinville
Ação atende moradores em situação de rua e acontece em parceria com a prefeitura da cidade
Desde a última sexta-feira, 20, marmitas estão sendo servidas aos moradores de rua no Centro POP de Joinville. A ação é uma parceria com a Comunidade Eis-me Aqui, que já fazia esse trabalho na Praça Monte Castelo, ao lado da Estação Ferroviária.
Recentemente, os voluntários haviam parado de servir as jantas no lugar de costume, por conta do decreto estadual que proíbe a permanência em praças. “Quando veio toda essa ameaça, nós não paremos de servir nenhuma vez, só depois do decreto”, conta Maria Rosenilda de Souza Oliveira, 55 anos, estilista e voluntária.
Para servir as marmitas na praça mesmo com a pandemia do coronavírus, Maria relembra dos cuidados. “Usando máscaras, luvas e toucas, iam duas pessoas que estão fora do grupo de risco. Encostava o carro ali do lado da praça e entregava rapidamente as marmitas”, explica.
Ao mesmo tempo que estavam sem local para servir os jantares, a Prefeitura de Joinville procurava alguma instituição que pudesse fazer o trabalho no Centro POP. Então o município acabou entrando em contato com o bispo diocesano, que indicou a Comunidade Eis-me Aqui.
O objetivo, explica Maria, não é apenas levar alimentação aos moradores de rua, mas confortar, acolher e dar atenção. Com as parcerias mantidas com empresas e instituições, a comunidade já encaminhou algumas dessas pessoas para o primeiro emprego.
O preparo e a doação dos alimentos são feitos também pela comunidade da igreja, com ajuda da Catedral de Joinville. Maria explica que, devido o preço da carne, esse é o único item que acaba sendo comprado pelos próprios voluntários.
No total, trabalham 300 pessoas, divididas em 30 equipes, uma por noite. Normalmente, cerca de 60 a 90 refeições são servidas de sábado a quinta-feira na praça. Maria diz que a expectativa no Centro POP é servir mais de 100 marmitas. A ação será feita até o dia 24 de março.