+

Voluntários de Joinville resgatam mais de 50 pessoas no RS entre terça e quarta-feira

Grupo joinvilense é especialista em resgate aquático

Voluntários de Joinville resgatam mais de 50 pessoas no RS entre terça e quarta-feira

Grupo joinvilense é especialista em resgate aquático

Fred Romano | Revisão

O coordenador da Defesa Civil de Joinville e dos Bombeiros Voluntários de Joinville, Jairo Machado, acompanhado dos bombeiros voluntários Leandro Dresch, Fernando Quadra e Aguinaldo Lima, que estão auxiliando as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul, resgataram mais de 50 pessoas desde que iniciaram os trabalhos, na tarde desta terça-feira, 7.

Ao chegar ao estado gaúcho, na manhã de terça-feira, o grupo se apresentou ao comando da operação na capital e, de lá, foram direcionados para atuar durante a tarde no município de Eldorado.

Neste local, eles auxiliaram na retirada de pessoas que estavam abrigadas em uma escola, após deixarem suas residências. Porém, o local ficou isolado depois que a água continuou subindo.

Segundo Jairo Machado, esse foi um trabalho complexo e que exigiu esforço da equipe, já que o nível da água estava muito alto.

Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação

Na quarta-feira, a operação de resgate se concentrou no bairro Menino Deus, em Porto Alegre. Em um dos atendimentos, foram retiradas três pessoas que estavam no segundo andar de um prédio.

Como a água invadiu praticamente todo o térreo, as equipes precisaram arrombar a porta de acesso ao hall e entrar nadando no prédio. Ao ter acesso a essas três pessoas, os resgatistas colocaram coletes salva-vidas nelas e a retirada de dentro do prédio foi feita conduzindo essas pessoas a nado, pelo hall, pois não era possível pisar no chão devido à profundidade.

Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação

Segundo Jairo, também foram feitos resgates de pessoas em cima de telhados. “Nesta quarta, nossa equipe formada por bombeiros voluntários de Joinville, ficou em um dos lados do bairro Menino Deus, onde o resgate exigia uma técnica mais avançada e a utilização de equipamentos específicos, que trouxemos de Joinville”, detalhou o coordenador da Defesa Civil.

O grupo joinvilense é especialista em resgate aquático e, por esse motivo, além do veículo de apoio, os Bombeiros Voluntários de Joinville disponibilizaram uma embarcação e equipamentos utilizados nesse trabalho.

As pessoas resgatadas são levadas para abrigos onde há segurança e também estrutura para mantê-las enquanto houver necessidade.

Estragos de chuvas já atingiram 85% dos municípios gaúchos

O número de mortes em decorrência das chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul chegou a 105 no fim desta quarta-feira, 8. Mais de 1,47 milhão de pessoas foram afetadas em 425 municípios do estado, correspondendo a 85,5% das 497 cidades gaúchas.

Segundo dados da Defesa Civil estadual, 130 pessoas estão desaparecidas e 163 mil estão desalojadas, ou seja, pessoas que tiveram, em algum momento, que buscar abrigo nas residências de familiares ou amigos. Nos abrigos mantidos pelas prefeituras e pela sociedade civil, estão 67,4 mil pessoas.

Há previsão da chegada de um ciclone extratropical no extremo sul do estado, com chuvas de mais de 100 milímetros.

A partir desta quinta-feira, 9, a previsão é de tempo frio e seco na maior parte do estado. As temperaturas devem cair, chegando a 4 graus Celsius (ºC) nas regiões mais frias. Em Porto Alegre, a mínima deve ser de 12 °C, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Com informações de Agência Brasil.

Leia também:
1. VÍDEO – Homem que levava 250 kg de maconha para Joinville tenta fugir, mas acaba preso pela PRF
2. Obituário de Joinville: confira falecimentos dos últimos dias
3. Concessionária da Mercedes-Benz em Joinville acumula mais de 1,5 mil vendas em 10 anos
4. Morre fundador do Restaurante e Petisqueira do Paulinho de Joinville
5. Polícia de Itapoá prende suspeitos de matar e enrolar corpos em lona


Assista agora mesmo!

Família síria foge de terremoto na Turquia e encontra lar em Joinville:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo